Topo

Felipão lança novo jovem, mas 'esfria' apostas do Grêmio: "É bom ter calma"

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/10/2014 14h40

No segundo tempo do duelo entre Grêmio e Figueirense, quarta-feira, o técnico Luiz Felipe Scolari promoveu a estreia de mais um jovem no elenco principal do Grêmio. Erick, meia-atacante cuja principal qualidade é a cobrança de falta, entrou na equipe, teve uma chance e quase acertou o gol defendido por Tiago Volpi. Após o jogo, contudo, o treinador pediu calma com os meninos menos experientes. 

"Dizem que tenho grandes jogadores na base. Falar é fácil isso ou aquilo. Mas são jogadores que não jogaram sequer uma partida valendo três pontos. E tenho que lançar eles precisando conquistar os três pontos ainda. Não é fácil. É bom ter calma. Calma e caldo de galinha é bom de vez em quando", afirmou o treinador. 
 
Erick seguiu o mesmo processo pelo qual já passaram jogadores como Ronan, Leandro Canhoto, Nicolas Careca, Júnior, Balbino e o único que se firmou no elenco principal até agora: Walace. 
 
A contratação da comissão técnica gremista teve por objetivo dar atenção especial para os jogadores formados no clube. Ivo Wortmann e Flávio Murtosa estão constantemente em contato com diretores e técnicos dos times inferiores para aproveitar os destaques das equipes. 
 
E o caminho inverso também é encarado como positivo. Everton, por exemplo, que fez parte do elenco principal desde o começo do ano, desceu para base para ganhar ritmo de jogo e atuar em partidas oficiais.
 
O crescimento para equipe profissional, entretanto, é gradual. Os jogadores sobem para treinos, passam por períodos de avaliação, e posteriormente voltam para a base. Em uma segunda chance já estão melhor preparados, e se atingirem uma nova fase podem ser fixados no grupo. 
 
O Gauchão do ano que vem também será importante neste aspecto. Em jogos 'menos difíceis', Felipão poderá fazer observações reais dos jogadores formados no clube. 
 
Os atletas gremistas voltam a trabalhar na tarde desta quinta-feira. O próximo jogo oficial será diante do Coritiba, sábado, às 18h30, pela 31ª rodada do Brasileirão.