Topo

Fla 'abre mão' de clássico no Brasileiro por vantagem física na Copa BR

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/10/2014 06h00

O Flamengo só pensa na Copa do Brasil. Apesar do repetitivo discurso do técnico Vanderlei Luxemburgo de que o objetivo do time é sair da “confusão” no Campeonato Brasileiro, o Rubro-negro trabalha todo seu planejamento para tentar alcançar o bicampeonato da outra competição.

E após a vitória sobre o Internacional na última quarta-feira, o time da Gávea decidiu “abrir mão” do clássico contra o Botafogo, no sábado, na Arena Amazônia, para ter os jogadores em melhor forma física na partida da próxima quarta, contra o Atlético-MG, pela semifinal da Copa do Brasil.

Incomodado com o calendário apertado, o técnico Vanderlei Luxemburgo confirmou a decisão de poupar boa parte dos titulares na desgastante viagem que o Flamengo fará para Manaus.

“Jogamos 20 jogos em pouco mais de dois meses. É complicado, mas também é o que temos. Alguém paga [os direitos] e vai colocar dessa forma”, reclamou. “Já tivemos uma primeira reunião, falamos com a diretoria, analisamos nossa situação e definimos que vamos tirar alguns jogadores desse jogo no sábado. Não tem condições de levar todo mundo. Precisamos escolher. A Copa do Brasil se colocou na nossa frente e vamos dar prioridade também”, explicou o treinador.

Responsável por ficar com o grupo de poupados no Rio de Janeiro durante a viagem que a equipe fará a Manaus, o preparador físico Antônio Mello revelou alguns nomes que devem ser vetados do clássico de sábado.

“É o caso do Everton, do Cáceres, do Canteros. São jogadores que estão no fio da navalha. Se não segurarmos, podemos ter problemas lá na frente. Garotos como Gabriel e Nixon estão desgastados também, mas têm uma recuperação mais rápida. Vão para o jogo”, disse Mello. “Juntando o fuso horário e mais os deslocamentos, vamos perder muito tempo. Precisamos descansar”, explicou o preparador físico.

Outro que deverá ficar fora é o zagueiro Chicão. Antes do jogo contra o Internacional, Luxemburgo antecipou que seguraria o experiente defensor. “O Marcelo não pode jogar contra o Atlético-MG, jogará o Chicão. Então temos que deixá-lo no Rio”, comentou.

Quem já está fora do duelo contra o Botafogo é o lateral esquerdo João Paulo. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Internacional e cumprirá suspensão neste final de semana.

Com 40 pontos na tabela do Brasileiro, o Flamengo aliviou sua situação na competição e já não esconde mais a prioridade na temporada. Ameaçado de rebaixamento no início do torneio, o clube agora tem mais oito rodadas para somar cinco pontos, segundo contas da comissão técnica.