Topo

'Mudar sem mudar' é o segredo de Felipão para surpreender rivais do Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/10/2014 06h00

Felipão fecha treinamentos repetidamente. A escolha por trabalhar sem a presença da imprensa e dos torcedores acompanhando atividades é rotina no Grêmio. Ao menos dois treinos por semana são assim. E sob total sigilo, o técnico monta sua estratégia para surpreender adversários. Contra o Figueirense, mostrou que uma das novidades é 'mudar sem mudar'. Alterar a forma de jogar do time mexendo pouco ou nada na escalação. 

A nominata gremista aparentava a formação habitual, com três marcadores no meio: Riveros, Ramiro e Matheus Biteco, e três atacantes: Dudu, Luan e Barcos. Naturalmente, a trinca de volantes daria suporte para Dudu aberto em um lado, Luan em outro e o Pirata centralizado. 
 
Mas em campo o que se viu foi um 4-4-2 em losango. Ramiro como primeiro homem, Riveros na esquerda, Biteco na direita, Dudu centralizado e Luan e Barcos lado a lado no ataque. Felipão 'mudou sem mudar' 
 
"O primeiro tempo foi articulado pelo Dudu. Possivelmente alguém notou que mudamos a forma de jogar. Dudu foi o último do losango, não jogou aberto. Luan e Barcos na frente. Temos criado algumas coisas nos treinos diários, que é o que nos resta. Vamos trabalhar para confundir os adversários", falou o técnico. 
 
Mas não deu totalmente certo. O Grêmio sofreu e só venceu o Figueirense por 1 a 0 graças a um pênalti polêmico que gerou muita reclamação do time catarinense. Sem tanto sucesso, o treinador pode voltar ao esquema passado para pegar o Coritiba no sábado. 
 
"É um time que saiu da zona de rebaixamento por méritos. Não é só o Alex. Todos merecem nossa marcação", explicou Scolari. 
 
Os jogadores do Grêmio se reapresentam nesta quinta-feira. O duelo com o time paranaense está marcado para sábado às 18h30, no Couto Pereira.