Topo

Goiás marca no fim, vence Sport e se distancia dos últimos lugares

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/10/2014 00h23

O Goiás acabou sendo premiado com o gol no fim e derrotou o Sport por 1 a 0 nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esquerdinha marcou o único gol da partida e deixou a equipe visitante ainda mais distante dos últimos lugares da tabela. Por outro lado, o time pernambucano aumentou seu jejum para sete jogos sem vencer.

Fases do jogo:

O jogo começou movimentado e marcado pela velocidade dos dois ataques. Felipe Azevedo recebeu passe de Diego Souza e rolou para Ibson chutar fraco. Renan fez a defesa sem dificuldade com um minuto de partida. Em outro lance perigoso, aos três, foi a vez de Diego Souza finalizar mal.

O Goiás respondeu, aos quatro, quando Erik passou por dois jogadores e rolou para Esquerdinha. O meia se atrapalhou com a marcação e chutou em cima de Magrão.

O confronto caiu de ritmo, mas o Sport seguia com maior posse de bola. Na tentativa de sair para o jogo, o Goiás passou a ceder espaços ao time pernambucano. Em um desses momentos, Ibson recebeu passe de Felipe Azevedo e finalizou em cima do lateral Felipe Saturnino, aos 23.

Os donos da casa seguiam com maior volume de jogo e quase abriram o placar, aos 28, quando Diego Souza cobrou uma falta e acertou o travessão. Por outro lado, o Goiás tinha dificuldade para armar os contra-ataques e era pouco incisivo. No fim, aos 44, ainda deu tempo para Ibson perder um gol feito após driblar um zagueiro dentro da área e ver Renan saindo de maneira arrojada. Desta forma, o primeiro tempo terminou mesmo empatado sem gols.

O Goiás iniciou o segundo tempo com o lateral esquerdo Lima no lugar de Felipe Saturnino. Por outro lado, o Sport voltou com a mesma formação da primeira etapa. O time esmeraldino esteve próximo de abrir o placar, aos três, quando Esquerdinha apareceu em velocidade pelo meio da área e chutou por cima da meta de Magrão. Dois minutos depois foi a vez de Samuel perder sua oportunidade com uma cabeçada.

O Sport chegou a ensaiar uma reação, mas o Goiás demonstrou mais organização nas saídas em velocidade e passou a criar outras chances de gol. O time da casa melhorou após as entradas de Erico Júnior e Neto Baiano. O segundo teve uma boa oportunidade, aos 20, quando girou dentro da área e finalizou com perigo. Os visitantes continuavam apostando nos contra-ataques, mas o placar seguia inalterado. No entanto, Esquerdinha deixou sua marca, aos 45, e deu a vitória aos visitantes.

O melhor:
Esquerdinha.
O meia foi acionado nas principais jogadas ofensivas e ainda marcou o gol da vitória esmeraldina.

O pior:
Diego Souza.
O meio-campo decepcionou e esteve longe do jogador decisivo de outras partidas.

Chave do jogo:
O Goiás foi premiado por saber se defender e cresceu na segunda etapa ao armar bons contra-ataques. O gol no fim acabou dando justiça pelo maior número de chances criadas.

Para lembrar:

Presença ilustre.
O meia Fumagalli, que teve duas passagens pelo Sport, acompanhou o jogo na Ilha do Retiro. O jogador de 37 anos estava no Guarani e recebeu uma proposta para renovar com o clube paulista.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar no sábado. O Sport visita o Atlético-MG, às 18h30, no Independência. Por outro lado, Goiás duelo contra o São Paulo, às 20h30, no Morumbi.

SPORT 0 x 1 GOIÁS

Data:
22/10/2014 (quarta-feira)
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Gilberto Stina Pereira (RJ)
Cartões amarelos: Henrique Mattos (Sport); Felipe Macedo, Jackson, Tiago Real e Esquerdinha (Goiás)
Gol: Esquerdinha, aos 45 minutos do segundo tempo

SPORT
Magrão; Patric, Henrique Mattos, Durval e Renê; Ronaldo, Rodrigo Mancha e Ibson (Neto Baiano); Diego Souza, Felipe Azevedo (Erico Júnior) e Ananias (Danilo)
Técnico: Eduardo Baptista

GOIÁS
Renan; Felipe Macedo, Pedro Henrique, Jackson e Felipe Saturnino (Lima); Rodrigo (Ramon), Thiago Mendes, David e Esquerdinha; Erik e Samuel (Tiago Real)
Técnico: Ricardo Drubscky