Topo

Tratado como salvação, Damião vira motivo de crítica para técnico do Santos

Do UOL, em São Paulo

23/10/2014 06h00

A diretoria do Santos demitiu Oswaldo de Oliveira, contratou Enderson Moreira e viu o novo treinador iniciar o trabalho com um importante detalhe que o diferenciou de seu antecessor: Leandro Damião, o atacane de R$ 42 milhões do grupo de investimento Doyen Sports, entre os titulares. Durou, no entanto, apenas seis jogos, e o problema de Oswaldo se fez presente para o novo técnico da equipe: Gabriel Barbosa, o Gabigol, rende mais do que Damião. Agora, depois da derrota por 1 a 0 para o Fluminense na Vila Belmiro, Enderson viu que terá grandes dificuldades para fazer o centroavante ex-Internacional finalmente jogar o que se espera. O novo obstáculo é a pressão da torcida.

O Santos não fazia boa partida jogando em casa, via os atacantes perderem chances claras e o próprio Gabigol desperdiçar duas delas. Na segunda etapa, Enderson chamou Leandro Damião, passou instruções e tirou Gabigol. As vaias da torcida foram intensas, acompanhadas dos gritos de “burro”, endereçados ao treinador. Mais tarde, a crítica viraria tema de perguntas para jogadores e treinador em meio à derrota.

Damião foi titular na estreia de Enderson, no dia 6 de setembro, contra o Vitória. A equipe da Vila Belmiro venceu e o centroavante fez gol. Nos cinco jogos seguintes, no entanto, ele só balançou as redes mais uma vez. Na sétima partida, Gabigol assumiu a mesma posição e fez valer aquilo que Oswaldo de Oliveira deixava claro a cada entrevista coletiva: Gabigol é “titularíssimo”, como era chamado pelo técnico, e Damião é um bom jogador a ser recuperado. Depois da derrota desta quarta-feira, Enderson saiu em defesa do centroavante, ao comentar a disputa entre os atletas pela posição.

“Damião hoje entrou faltando 20 minutos de jogo e não teve uma chance clara. Outro dia eu tive que falar do Daião num jogo em que ele nem jogou. Acho que temos que falar de quem jogou, acho que tivemos outros problemas, não teve nenhuma questão relacionada ao Leandro. Temos que olhar muito quem participou, as chances que foram criadas”, falou Enderson, em entrevista coletiva reproduzida pela Rádio ESPN. O treinador citou, textualmente, que Gabigol – o titular – perdeu duas chances claras de gol.

Enderson também falou sobre a disputa de posição entre os dois. Ele argumentou que o desempenho de cada atleta não pode ser relacionado com o investimento, e indiretamente pediu calma com as críticas para com o centroavante.

“Gabriel fez uma sequenciazinha de três jogos boa, mereceu essa titularidade. Eles não têm culpa do investimento que foi feito. A gente tem que pensar no agora, a gente tem um jogador que é o Leandro Damião e a gente tem que fazer com que ele jogue futebol. A gente não pode fazer com que ele erre um passe e isso vire o fim do mundo”, disse o técnico.

Sobre os gritos de “burro”, o treinador afirmou que tem a consciência tranquila e que não se arrepende de nada.