Topo

Valdivia é único titular que já venceu Corinthians jogando pelo Palmeiras

Valdivia, do Palmeiras, celebra gol diante do Corinthians em março de 2008 - Diego Padgurschi /Folhapress
Valdivia, do Palmeiras, celebra gol diante do Corinthians em março de 2008 Imagem: Diego Padgurschi /Folhapress

Danilo Lavieri e Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 06h01

Dos 11 jogadores do Palmeiras que entrarão em campo para enfrentar o Corinthians na tarde deste sábado, só um sabe o que é vencer um dérbi. O chileno Jorge Valdivia é o único dos principais atletas da equipe alviverde que pôde sair do principal clássico do Estado comemorando.

A história, aliás, começou com um polêmico chororô, no Paulista de 2008, quando o Palmeiras sagrou-se campeão. Na ocasião, o meio-campista fez o gol da vitória por 1 a 0 no Estádio do Morumbi e saiu simulando um choro, em resposta aos corintianos que, antes de a bola rolar, deram entrevistas dizendo que ele era chorão.

No microfone da Globo, não hesitou em falar palavrão no pós-jogo. “Eles falaram que eu sou chorão e agora estou chorando. Sou chorão mesmo, c....”, afirmou.

Naquela ocasião, a equipe titular era comandado por Vanderlei Luxemburgo e tinha a seguinte formação: Marcos; Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Wendel, Léo Lima, Diego Souza e Valdivia; Alex Mineiro.

Wendel, aliás, é outro atleta que já esteve no elenco que venceu o Corinthians. Ele, no entanto, dificilmente atuará, pois que tem sido reserva de João Pedro, assim como Bruno e Deola, que já comemoraram no passado, mas nem para o banco têm ido.

Além dessa vitória, Valdivia também esteve em campo na última vez em que o Palmeiras venceu o arquirrival. Em 2011, o time foi a Presidente Prudente e venceu com gols de Fernandão e Luan.

DIRETORIA TAMBÉM NÃO SABE O QUE É VENCER

A seca não se limita só ao elenco palmeirense. A atual diretoria, comandada por Paulo Nobre, também não sabe o que é vencer um dérbi. Desde que assumiu, em 2013, o atual presidente viu sua equipe enfrentar o arquirrival em três ocasiões, sendo dois empates naquele ano e, nesta temporada, uma derrota por 2 a 0.

Neste caso, quem pode ensinar o caminha da vitória é o diretor-executivo José Carlos Brunoro, que esteve à frente do time que tinha o Corinthians como freguês nos anos 1990.