Topo

Atlético-MG encara desfalques e pressionado Sport para seguir no G4

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

25/10/2014 06h00

Depois de deixar escapar a vitória na rodada passada, quando empatou com o Bahia em Salvador, o Atlético-MG aposta no fator campo diante do Sport, neste sábado, às 18h30, no Independência, pela 31ª rodada do Brasileirão, para se manter no G4. O time pernambucano, que se aproximou da zona de rebaixamento, tenta encerrar série de sete jogos sem vencer na competição.

Um insucesso dentro de casa, neste sábado, para o Sport, poderá fazer com que o Atlético deixe G4. A equipe soma 51 pontos, um a mais que a dupla do Sul, Internacional e Grêmio. Um empate ou derrota, combinado com triunfo de ao menos um dos rivais de Porto Alegre, o alvinegro mineiro terminará a rodada fora do grupo de acesso à Libertadores.

Já em caso de vitória sobre o Sport, o Atlético, no mínimo, se manterá na quarta colocação, chegando aos 54 pontos. Mas poderá até mesmo terminar a rodada na vice-liderança. Para isso, precisará torcer por tropeços do Corinthians, que fará clássico contra o Palmeiras, e para o São Paulo ser derrotado pelo Goiás, na segunda-feira.

“A gente teve um tropeço contra o Bahia, que não esperávamos, por erros nosso. Agora temos de voltar a vencer em casa para a gente se manter no G4 e quem sabe ganhar posições e continuar lá em cima. É um jogo importante”, observou o meia-atacante Maicosuel, referindo-se ao fato de o Atlético ter cedido o empate ao Bahia, por 1 a 1, depois de sair na frente.

Um ponto a favor do Atlético é o momento vivido pela equipe no segundo semestre. O time comandado por Levir Culpi segue com a melhor campanha do Brasileirão no returno. Foram 21 pontos somados e 63,64% de aproveitamento, com seis vitórias, três empates e somente duas derrotas.

A equipe alvinegra mostra força também quando o assunto é ser mandante. O Atlético tem a segunda campanha do Brasileirão quando atua ao lado do seu torcedor, com 75,56% de aproveitamento, ficando atrás apenas do rival e líder Cruzeiro, que soma 77,78%. A equipe atleticana é quem menos perdeu entre os 20 participantes, ao lado do Corinthians, apenas uma vez.

Para o duelo deste sábado, Levir Culpi terá de conviver com um velho problema. O excesso de desfalques. O comandante perdeu Luan, Edcarlos e Diego Tardelli por suspensão. O último foi expulso diante do Bahia. Além disso, Guilherme sofreu lesão e virou problema. Leonardo Silva, que era opção para a zaga, segue machucado. O jovem Tiago fará a sua estreia com a camisa alvinegra.

O Sport ocupa o 12º lugar com 37 pontos. Porém, o momento da equipe é bastante conturbado em campo. O time pernambucano vem não de cinco derrotas e dois empates e está bastante pressionado pela torcida. Depois da derrota para o Goiás, por 1 a 0, na quarta-feira, torcedores ameaçaram jogadores ainda na Ilha do Retiro. A Polícia Militar precisou contê-los depois que eles invadiram área restrita aos atletas.

Com o tropeço em casa, o Sport se aproximou da zona de rebaixamento e tem somente seis pontos a menos que o Vitória, o primeiro dentro da “turma da degola”. O último triunfo ocorreu no dia 21 de setembro, quando derrotou o Coritiba por 1 a 0, na Ilha do Retiro. Pressionado pela queda de rendimento, o técnico Eduardo Baptista teve o trabalho avalizado pela diretoria.

Para o confronto deste sábado, o treinador promoverá duas mudanças na equipe. O volante Wendel entrará no lugar do atacante Ananias e Vitor ganha a vaga de Patric, que não pode atuar por conta de uma cláusula contratual. O atacante Neto Baiano, que seria opção de banco, foi vetado pelo departamento médico.

O returno do Brasileirão comprova a dificuldade encontrada pelo Sport, que tem a segunda pior campanha na segunda metade do torneio, com apenas nove pontos conquistados e 27,27% de aproveitamento. Está à frente apenas do Botafogo, que soma um ponto a menos. Além disso, mostra rendimento ruim como visitante, tendo o quarto pior aproveitamento longe da sua torcida, com nove pontos somados em 45 disputados.

ATLÉTICO-MG X SPORT

Data: 25/10/2014 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilla (FIFA-PR) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
 
Atlético-MG
Victor; Alex Silva, Jemerson, Tiago e Douglas Santos; Josué, Marcos Rocha, Dátolo e Maicosuel; Cesinha e Carlos
Técnico: Levir Culpi

Sport
Magrão; Vitor, Henrique Mattos, Durval e Renê; Ronaldo, Rodrigo Mancha, Wendel, Ibson e Felipe Azevedo; Diego Souza
Técnico: Eduardo Baptista