Topo

Inter precisa dar o troco em carrasco para voltar ao G-4 e evitar crise

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/10/2014 06h00

Fora da briga pelo título do Brasileirão, o Internacional concentra suas forças em voltar ao G-4. Neste sábado (25) à noite, o Colorado reencontra o Bahia – seu carrasco na Copa Sul-Americana, com a obrigação de vencer para evitar uma crise no Beira-Rio. E também para sonhar com o retorno a uma das vagas do topo da tabela.

A volta ao G-4, na verdade, depende de uma combinação de resultados. Além do triunfo em casa, o time de Abel Braga precisa torcer contra Grêmio e Atlético-MG. Uma derrota do Corinthians pode levar o Inter ao terceiro lugar e um tropeço do São Paulo, aliado a goleada vermelha no Beira-Rio, resulta em uma improvável vice-liderança.

O êxito no jogo válido pela 31ª rodada não é importante apenas para voltar ao topo da tabela, para não se distanciar da zona de classificação à Libertadores. Ganhar do Bahia é importante para evitar uma trinca de derrotas e o início de uma crise. Em queda livre no mês de outubro, o Internacional só acumula três pontos nos últimos 15 disputados.

“Nosso pior momento foi logo depois do 5 a 0 contra a Chapecoense e não esse, não agora. A gente só depende da gente. A saída do G-4 pode ter sido só por uns dias”, disse Abel Braga, em um tom otimista.

O reencontro com o Bahia é próprio reencontro com a gênese dos problemas vermelhos. Em 27 de agosto, Gilson Kleina e o time de Salvador surpreenderam o Colorado em pleno Beira-Rio: 2 a 0 no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. A eliminação irritou os torcedores e gerou mais pressão ainda para o restante do Campeonato Brasileiro.

Mas a fase também não é boa para o Bahia. Sem vencer há seis jogos (somando Copa Sul-Americana), o time precisa ganhar em Porto Alegre e torcer contra o rival Vitória e Coritiba para deixar a zona do rebaixamento.

“Do meio para a frente, o Internacional é uma equipe muito técnica. Vamos ter que marcar e vamos ter que jogar”, comentou Gilson Kleina.

As escalações terão mudanças em relação a última rodada. No Inter Paulão e D’Alessandro voltam. Alex, com dores no tornozelo esquerdo, fica de fora. No Bahia Rafinha, Kieza e Fahel estão fora por problemas físicos. Guilherme Santos cumpre suspensão e Marcos Aurélio não entra em campo por cláusula contratual – ainda tem vínculo com o Inter até dezembro. Rafael Miranda, em contrapartida, volta ao time.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X BAHIA

Data e hora: 25/10/2014, às 21h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: PPV e Sportv
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)

INTERNACIONAL: Alisson; Wellington Silva, Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alan Patrick, D'Alessandro e Jorge Henrique (Valdívia); Nilmar
Técnico: Abel Braga

BAHIA: Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Lucas Fonseca e Pará; Uelliton, Bruno Paulista, Rafael Miranda, Emanuel Biancucchi e Diego Macedo (Maxi); Henrique
Técnico: Gilson Kleina