Topo

Máfia do apito já fez São Paulo jogar na segunda-feira. Veja histórico

O ex-atacante Amoroso foi o autor do último gol do São Paulo em uma segunda-feira - Fernando Santos/Folhapress
O ex-atacante Amoroso foi o autor do último gol do São Paulo em uma segunda-feira Imagem: Fernando Santos/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

25/10/2014 06h00

O São Paulo vai a campo contra o Goiás na segunda-feira. E o dia da semana tão incomum para jogos de futebol no país foi utilizado para uma partida do time pela última vez em 2005. Tudo por conta da Máfia do Apito.

O esquema de manipulação de jogos que aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2005 fez com que São Paulo x Corinthians fosse disputado em uma segunda-feira. O duelo terminou 1 a 1, com gols de Amoroso para o time são-paulino e Carlos Alberto para o corintiano.
 
Na história, o São Paulo já realizou 66 jogos em uma segunda-feira. São 34 vitórias, 14 empates e 18 derrotas. O que resulta em aproveitamento de 58,4%. Os números foram fornecidos pelo departamento de história do São Paulo.
 
O único jogador do elenco atual do São Paulo que já passou por essa experiência de jogar pelo clube na segunda-feira é Rogério Ceni. O goleiro tem até gol neste dia da semana.
 
Além de participar do clássico contra o Corinthians, em 2005, o camisa 1 participou do duelo contra o Uralan Elista-RUS (atual FC Elista), em 2000, no Morumbi, pelo Torneio Internacional Constantino Cury, competição criada para homenagear o ex vice-presidente do clube, Constantino Cury, falecido pouco antes . O São Paulo venceu o confronto por 5 a 1, sendo um dos gols de Rogério Ceni. O time foi campeão do torneio.
 
No Morumbi, o São Paulo realizou apenas 13 jogos na história no segundo dia da semana. O histórico aponta 6 vitórias, 1 empate e 6 derrotas.
 
O confronto contra o Goiás, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, ocorre segunda-feira por conta da realização do clássico Palmeiras x Corinthians, sábado, na capital. A Polícia Militar não libera duas partidas no mesmo dia na cidade de São Paulo por razão de segurança. Domingo, dia de segundo turno de eleições, não há partidas de futebol.