Topo

Melhor visitante, Cruzeiro encara Figueirense para apagar tropeço em casa

Do UOL, em Belo Horizonte

25/10/2014 06h00

Depois de tropeçar no Mineirão, ao empatar com Palmeiras por 1 a 1, o Cruzeiro aposta no retrospecto como visitante para reagir neste sábado, contra o Figueirense, às 16h20, no Orlando Scarpelli, em jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão. Para superar o líder, o time catarinense desafia o fato de ser o pior anfitrião da competição.

Na ponta da tabela com 60 pontos e sete de vantagem para o segundo colocado, São Paulo, o Cruzeiro também lidera o ranking entre os melhores visitantes da competição, com 55,5% de aproveitamento. Foram sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas longe de seus domínios, com 19 gols a favor e 18 contra. A última vítima foi o Vitória.

Além dos números favoráveis, o Cruzeiro terá um reforço importante neste sábado. Ricardo Goulart, que atou em parte do jogo contra o Palmeiras, finalmente volta a ser titular e encorpa o meio-campo celeste ao lado de Everton Ribeiro. Sem a dupla da seleção brasileira, a equipe passou por um momento de instabilidade e sofreu três derrotas seguidas.

No entanto, mais uma vez o técnico Marcelo Oliveira terá que mexer no time por desfalques. Alisson e Manoel, com problemas na coxa esquerda, não viajaram. Para a vaga do jovem atacante, a opção mais provável é Marquinhos. Porém, Willian e Dagoberto também surgem como opções. Na zaga, Leo deve ser titular mais uma vez ao lado de Dedé.

O desafio do time celeste é manter a tranquilidade para tentar vencer e deixar o título ainda mais próximo. “Temos que saber jogar, jogar bem e jogar para cima, fazer o que estamos acostumados dentro e fora de casa. Estamos na fase final do campeonato, faltam oito jogos. A gente entra como fosse o último jogo. Tem que ir focado pois não tem mais volta”, destacou Henrique.

O Figueirense, que vem de derrota para o Grêmio no meio de semana, também encara a partida como uma decisão. Na 13ª colocação com 35 pontos, quatro a mais que o Vitória (o primeiro integrante da zona de rebaixamento), o time catarinense tem a oportunidade de respirar mais aliviado com um triunfo. Já um revés pode diminuir a distância para apenas um ponto e voltar a ficar em situação delicada na reta final.

Para surpreender o líder, no entanto, a equipe catarinense terá que melhorar o rendimento em casa. Até o momento venceu apenas cinco vezes em 15 partidas e com apenas 42,2% de aproveitamento, o pior entre todas as equipes da Série A junto com Bahia e Vitória. Argel já disse que aposta nos últimos jogos como mandante para se livrar do rebaixamento.

O time da casa terá ao menos uma mudança para encarar o líder do Brasileirão. O volante Rivaldo foi expulso no duelo contra o Grêmio e cumpre suspensão automática. Ele ainda corre o risco de ser denunciado no STJD e pegar um gancho de até seis jogos por ter feito gestos de roubo após levar o cartão vermelho. A tendência é que França seja o substituto.

FIGUEIRENSE X CRUZEIRO

Data
: 25/10/ 2014 (sábado)
Horário: 16h20 (de Brasília)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Leonardo Mendonça (ES)

FIGUEIRENSE
Tiago Volpi; Jefferson, Nirley, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Paulo Roberto, França, Marco Antônio e Giovanni Augusto; Clayton e Marcão
Técnico: Argel Fucks

CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marquinhos (Willian ou Dagoberto) e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira