Topo

Palmeiras e Corinthians jogam clássico que começou no STJD. Agora na bola

Valdivia, do Palmeiras, celebra gol diante do Corinthians - Diego Padgurschi /Folhapress
Valdivia, do Palmeiras, celebra gol diante do Corinthians Imagem: Diego Padgurschi /Folhapress

Do UOL, em São Paulo

25/10/2014 06h01

Palmeiras e Corinthians disputam um clássico que começou muito antes da bola rolar, a partir das 16h20 deste sábado (25). Se o ditado diz que um dérbi é decidido por detalhes, a equipe alviverde já saiu à frente na batalha à parte que começou a ser travada no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Na quarta-feira, o departamento jurídico palmeirense conseguiu uma manobra que garantiu Valdivia dentro de campo. De quebra, a comissão técnica ainda comemora o fato de tirar o camisa 10 de uma sequência de jogos que poderia deixa-lo abaixo do nível que pode desempenhar por questões físicas.

É justamente esse fator, aliás, que gera preocupações extras para os corintianos. Mano Menezes reclamou do desequilíbrio do Tribunal. Como se não bastasse, precisará lidar com a falta de Guerrero, seu principal jogador nesta temporada por uma punição que foi dada no Pleno do STJD.

"O Guerrero fará falta como fez quarta-feira. Ele vem sendo um dos principais jogadores da equipe na temporada, e a gente fica chateado porque entende que não se usou o mesmo critério para os dois lados que vão se enfrentar", lamentou.

"Acho o Valdivia um jogador que faz a diferença mesmo. Ele merece um cuidado todo especial. É um dos meias no futebol brasileiro que, com uma jogada, pode desequilibrar um jogo. O Palmeiras sabe disso, por isso apostou (em cumprir a pena na quarta, contra o Cruzeiro) e vamos tomar os cuidados", completou o comandante alvinegro.

Do outro lado, Dorival Júnior tenta minimizar a guerra extracampo. Para ele, Guerrero será substituído à altura com o elenco que os corintianos possuem para a disputa do Brasileirão.

Para ele, a prova disso é que o time busca a terceira vitória consecutiva no torneio e a consolidação no G-4, para acabar de vez com o fantasma da eliminação da Copa do Brasil.

"O Corinthians é um grande elenco, o Guerrero vive um grande momento, mas a equipe deles tem qualidade suficiente na ausência de um atleta. Eles têm atletas que possam preencher e manter a equipe com o mesmo padrão", afirmou o técnico palmeirense.

Para Dorival, o clássico tem a grande importância por ser o encontro de dois arquirrivais, mas vai muito além por causa da necessidade dos três pontos e da briga contra o rebaixamento. Para isso, ele escondeu o time e confirmou só um nome na escalação. Adivinha qual? Valdivia.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X CORINTHIANS

Data:
25 de outubro de 2014, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Flavio Rodrigues Guerra - SP (CBF-1)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse - SP (FIFA) e Vicente Romano Neto - SP (ESP-2)

PALMEIRAS: Fernando Prass; João Pedro, Lúcio, Tobio e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley, Mazinho e Valdivia; Henrique
Técnico: Dorival Júnior

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Felipe (Anderson Martins) e Fábio Santos; Bruno Henrique e Elias; Jadson, Renato Augusto e Petros; Romero
Técnico: Mano Menezes