Topo

Retrospecto pressiona Botafogo contra Fla: uma vitória nos últimos 23 jogos

Flamengo venceu clássico do primeiro turno contra o Botafogo: 1 a 0 - Gilvan de Souza/Flamengo
Flamengo venceu clássico do primeiro turno contra o Botafogo: 1 a 0 Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/10/2014 11h00

A má fase dentro e fora de campo no Campeonato Brasileiro não será o único problema que o Botafogo terá pela frente neste sábado, no clássico contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, na Arena Amazônia, em Manaus. Mesmo com o rival utilizando um time misto e focado em outra competição, a vida do alvinegro não deverá ser fácil. Principalmente se levado em conta o retrospecto recente do time de General Severiano no clássico.

Nos últimos 23 confrontos entre Botafogo e Flamengo pelo Brasileiro, a equipe que luta contra a zona de rebaixamento venceu apenas uma vez. Foram ainda nove vitórias rubro-negras e 13 empates em um intervalo de 13 anos.

O único triunfo do Botafogo no período ocorreu em 2013, quando Rafael Marques e Gegê marcaram os gols no 2 a 1 que ajudou o time a conseguir uma vaga na Copa Libertadores após 18 anos.

Neste ano, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, vitória do Flamengo: 1 a 0, com gol de Alecsandro. O jogo marcou a reestreia de Vanderlei Luxemburgo no comando rubro-negro e o início da recuperação do time da Gávea na temporada. Na época, o time estava na lanterna do torneio.

Com apenas 40 pontos e, agora, a nove da zona do rebaixamento, o Flamengo entra tranquilo no clássico deste domingo. Com time misto – apenas quatro titulares –, o Rubro-negro concentra suas atenções na semifinal da Copa do Brasil. O time encara o Atlético-MG na quarta-feira, no jogo de ida.

Já o Botafogo, com apenas 30 pontos, precisa de uma vitória no clássico deste sábado se não quiser conviver novamente com a ameaça do último lugar. Caso não vença e o Criciúma pontue diante do Vitória, o clube alvinegro volta à lanterna e amplia ainda a crise que parece não ter fim.