Topo

Bota respirou, mas ainda precisa de aproveitamento de G-4 para escapar

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/10/2014 06h00

O Botafogo tem uma meta nesta reta final de Campeonato Brasileiro: chegar aos 46 pontos e não depender de mais ninguém para permanecer na elite do futebol brasileiro. Porém, essa missão não será nada fácil de se atingir. Com 33 pontos, o Alvinegro precisa de mais 13, o que representa um aproveitamento de 61,4% dos pontos que restam na competição. Para se ter uma ideia, esse número só é inferior ao do Cruzeiro, com 65,6%.

Atlético-MG, Internacional e São Paulo, com um jogo a menos, frequentam o G-4 e nenhum deles atualmente tem o aproveitamento que o Botafogo precisa para cravar sua permanência na primeira divisão sem depender de ninguém. Os mineiros são os que mais se aproximam, com 58,1%. O Alvinegro precisa de quatro vitórias e um empate nos últimos sete jogos restantes.

“Não sei se essa pontuação [46 pontos] vai nos dar chance de sair. Queremos sair do Z-4 o mais rapidamente possível para depois ir administrando, se é que isso é possível. O mais importante hoje é somar pontos. Espero que na semana que vem não estejamos mais na zona de rebaixamento”, disse o treinador do Botafogo, Vagner Mancini.

Chegar aos 46 pontos não é a única forma de se manter na primeira divisão. É apenas o número em que normalmente as equipes alcançam permanecem na elite. Como a parte de baixo da tabela está muito equilibrada é provável que uma pontuação inferior não represente o rebaixamento.

Exatamente por isso o Botafogo pensa jogo a jogo. Com um ponto atrás do Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Alvinegro quer sair da degola o quanto antes para a cada rodada tentar pontuar e permanecer fora. E o triunfo sobre o Flamengo foi importante por dois motivos. Mancini diz que os três pontos não foram os únicos motivos.

“Além da vitória, vencer o Flamengo enche o elenco de confiança e o clube de maneira geral. Faz a torcida voltar a acreditar na equipe. Quando você necessita de pontos, é fundamental a entrega dos jogadores. Quando você pede uma coisa, ela é executada e vem a vitória, tudo fica mais fácil. O Botafogo tem que jogar sempre dessa forma, não pode deixar cair em nenhum momento em termos de organização para ter êxito daqui até o fim”, concluiu.

Com a vitória sobre o Flamengo, o Botafogo chegou aos 33 pontos e pulou para a 17ª colocação, mas segue na zona de rebaixamento. O Alvinegro volta a campo no próximo domingo, quando medirá forças com o Cruzeiro, no Mineirão.