Topo

Substituto de Victor deixa vida de pescador e realiza sonho no Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

30/10/2014 20h03

Provável substituto de Victor na partida com o Atlético-PR, domingo, pelo Brasileirão, o goleiro Uilson, que fez sua estreia no profissional do Atlético-MG no sábado passado, contra o Sport, tem história de vida parecida a de muitos atletas. Antes de entrar no esporte, o jovem de 20 anos, que enfrentou dificuldades financeiras, foi pescador em sua cidade natal.

Natural de Nanuque, no Vale do Mucuri, Leste de Minas, Uilson chegou à base do Atlético e subiu para o profissional nesta temporada, mas atuou pela primeira vez na vitória sobre o Sport, por 3 a 2, no sábado passado, quando Victor foi expulso no segundo tempo. Ele deverá ser o escolhido por Levir Culpi para o duelo com o Atlético-PR, em Curitiba.

Porém, antes de ser atleta profissional, o jovem goleiro viveu momentos de dificuldades financeiras. Morando com os pais, Uilson revelou que quando criança foi pescador, mesma profissão do pai.  “Meu pai era pescador, ele trabalha com pesca e no começo eu comecei a ajudar ele. A minha família é muito humilde”, disse.

O pai do goleiro segue como pescador em Nanuque. Hoje, Uilson vive sonho maior de conseguir se firmar no Atlético e seguir a vida profissional no futebol. “Eu quero que o time vença. Mas eu penso que seria bom se defendesse um pênalti, seria interessante. Mas eu quero que o time vença este jogo importante”, afirmou.

Atleticano desde criança, o goleiro conta que sonhava, ainda no interior de Minas, chegar ao time profissional e vestir a camisa do Atlético. “Tenho muito orgulho de estar podendo realizar meu sonho. Comentei com meu amigo, depois de vender peixe com meu pai, na quarta-feira de noite, passava jogo do Galo, via com meu pai e ia dormir, depois de trabalhar”, destacou.

Com a lesão de Giovanni, Uilson se tornou o reserva imediato de Victor. “Ontem (quarta-feira), estava no Maracanã, no banco, em um jogo do Atlético. A minha família é muito humilde, então sei como foi difícil para realizar este sonho agora. Tenho de agradecer muito a Deus”, comentou.

Em campo, Uilson se espelha no goleiro Manuel Neuer, da Alemanha, que chamou atenção por se destacar atuando com os pés, como goleiro linha. Na base do Atlético, o arqueiro tinha a obrigação de jogar mais adiantado e iniciar as saídas de bola da defesa.

“No sub-20 é o estilo de jogo nosso jogar adiantado, aqui no profissional o Levir joga assim, o Victor já faz assim. O Neuer fez assim na Copa. Mas antes disso a gente já vinha treinando, o Victor faz muito isso, então é dar continuidade”, explicou Uilson.