Topo

Corinthians perde Fábio Santos, mas ataque ganha com novo titular

Alexandre Schneider/Getty Images
Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 13h33

Suspenso para a partida de sábado contra o Coritiba, Fábio Santos será substituído por Uendel em duelo marcado para o Itaquerão. Segundo os números dos dois jogadores na temporada, o ataque corintiano deve ser até beneficiado com a mudança. O novo titular é mais competente na frente.

Se excetuadas as duas vezes em que Fábio Santos fez de pênalti, em 2014, a média de Uendel em gols marcados será superior. Ele tem um gol em 18 partidas realizadas. Fábio Santos, com 39 jogos no ano, também marcou uma vez com bola rolando. Média de 0,025 para o titular, mas de
0,05 para o substituto.

Em assistências, Uendel também exibe números superiores. Ele tem índice de 0,11 passe perfeito para gol contra 0,07 de Fábio Santos.
Segundo o Footstats, o substituto também gera mais finalizações dos companheiros: 1,11 por partida para ele contra 0,79 de Fábio. O índice de acertos de cruzamentos de Uendel é um pouco superior: 21% contra 19%.

Titular durante quase todo o Campeonato Paulista, ele perdeu espaço no Campeonato Brasileiro, quando Fábio Santos já estava recuperado de problemas físicos que prejudicaram os primeiros meses de sua temporada.

Uendel, no período na equipe principal, recebeu elogios pela força na frente, mas também ouviu críticas pela marcação. No Estadual, o São Paulo venceu o Corinthians por 3 a 2 em lance de Rodrigo Caio, justamente sobre o então titular.

De acordo com Uendel, titular em apenas um jogo do Brasileiro, a preparação de Mano Menezes para que ele enfrente o Coritiba não incluiu orientações especiais sobre posicionamento. "Nos trabalhos táticos da semana ele me passou o que ele quer. (...) Ele sabe da forma que jogo, eu sei a forma que ele gosta. Não tem mistério", comentou.