Topo

Grêmio calcula mais 14 pontos por G-4. E só fez isso uma vez desde 2006

Grêmio só atingiu meta estipulada para chegar à Libertadores uma vez desde 2006 - Zanone Fraissat/FOLHAPRESS
Grêmio só atingiu meta estipulada para chegar à Libertadores uma vez desde 2006 Imagem: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/10/2014 06h00

Para conquistar uma vaga no G-4 e disputar a próxima Libertadores, o Grêmio calcula somar pelo menos 65 pontos ao fim do Brasileirão. Serão necessários 14 nas sete rodadas que restam. E a tarefa não será nada fácil. Desde que voltou à Série A, em 2006, tal marca só foi atingida uma vez, em 2010. O feito isolado precisa ser repetido para que o único objetivo que ainda existe na temporada seja alcançado. 

Ano após ano, o rendimento gremista nas últimas sete rodadas não seria suficiente. Em 2006, a equipe comandada por Mano Menezes somou 12 pontos. Em 2007, também com Mano, foram apenas sete. No ano seguinte, Celso Roth obteve 13 no comando. Em 2009, com Paulo Autuori, foram 11. Renato Gaúcho, com arrancada espantosa, conquistou 15 em 2010 e superou a marca necessária hoje. Em 2011 novamente com Roth, foram somente cinco. Na temporada 2012, Vanderlei Luxemburgo obteve 13 pontos. E no ano passado, de novo com Renato Gaúcho, foram 12. 

"Estamos na reta final, precisamos propor os jogos e manter um ritmo muito forte. Nosso objetivo é entrar no G-4. Todos os pontos serão importantes", disse o zagueiro Bressan. 

A revelação da pontuação necessária foi feita pelo volante Riveros, no início da semana. Os 14 pontos apontam a necessidade de quatro vitórias, dois empates e autorizam uma derrota. Os adversários até o fim do Brasileiro são: Vitória, Inter, Cruzeiro e Flamengo em casa e Bahia, Corinthians e Criciúma fora.

Para chegar à meta estipulada, é necessário 66% de aproveitamento, marca idêntica ao que possui hoje o líder Cruzeiro. 

"Temos que nos impor. Nos arriscar, mas tomando cuidados defensivos. Acho que precisamos forçar ali na frente para conquistar a vitória. No futebol é muito mais fácil destruir do que construir. ", opinou Bressan. "Temos que pesar jogo a jogo. Está tudo muito perto. Quando não alcança a pontuação necessária, acaba ficando para trás. É preciso ter toda atenção. Necessitamos dos três pontos", completou.  

O primeiro passo para isso será no sábado. O Vitória é o adversário da rodada 32, na Arena, às 19h30. O Tricolor soma 51 pontos na classificação do Brasileiro e está dois atrás do Inter, que fecha a linha de classificação para próxima Libertadores.