Topo

Grêmio entra com recurso e pede novo julgamento de 'caso Petros'

"Caso Petros" teve Corinthians absolvido, mas ainda não chegou ao fim - Ernesto Rodrigues/Folhapress
'Caso Petros' teve Corinthians absolvido, mas ainda não chegou ao fim Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/10/2014 09h53

Terceiro interessado em uma punição do Corinthians que não aconteceu, o Grêmio ingressou no STJD na quinta-feira com pedido de recurso para um novo julgamento do 'caso Petros'. Os advogados do clube garantem que a solicitação gaúcha garante um novo julgamento, mas ainda sem data para acontecer. 

O Grêmio se considera prejudicado pela absolvição do Corinthians. No julgamento realizado na última segunda-feira, o time paulista foi absolvido por unanimidade pela inscrição irregular do jogador. Se punido, poderia perder quatro pontos e seria ultrapassado pelos gaúchos na classificação do Brasileiro. 
 
No Rio de Janeiro para o julgamento de Barcos e do diretor executivo de futebol, Rui Costa, marcados para esta sexta, os advogados gremistas aproveitaram e protocolaram o recurso solicitando julgamento de segunda instância, no Pleno. A procuradoria não havia recorrido. 
 
Ainda não há data prevista para o próximo julgamento. Na próxima semana, o dia para a participação do Pleno deve ser definido. 
 
O 'caso Petros' uniu Inter e Grêmio. A dupla do Rio Grande do Sul foi junta ao Tribunal interessada em punição ao clube alvinegro. Não obtiveram sucesso. Após o julgamento, o vice-presidente do Tricolor, Nestor Hein, disparou contra o Tribunal. 
 
"Resultado esperado, um julgamento conforme a simpatia. Vejam os precedentes que isso irá abrir. É esse teatro de ópera que é o STJD. A única coisa boa é que a dupla Gre-Nal se uniu por um interesse comum", afirmou. 
 
Corinthians absolvido, Federação Paulista e CBF punidas
 
Na tarde da última segunda-feira, o Corinthians foi absolvido por unanimidade pela inscrição irregular do meio-campista Petros. Incluso no artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), o clube paulista poderia perder quatro pontos e levar uma multa de até R$ 100 mil. Nada foi aplicado. 
 
Os considerados culpados no caso foram a Federação Paulista de Futebol e a Confederação Brasileira de Futebol. Cada uma das entidades pagará multa de R$ 10 mil. O dinheiro será doado ao projeto Médico Sem Fronteiras. 
 
O imbróglio ocorreu porque Petros enfrentou o Coritiba (em 3 de agosto) com um novo contrato que ainda não tinha entrado em vigor. A data prevista para o início do vínculo era seguinte à partida. O Corinthians, entretanto, escalou o jogador que tinha situação já descrita como regular pela CBF.
 
Petros estava emprestado ao Corinthians até o dia 1º de agosto, uma sexta-feira. Ele rescindiu seu contrato de empréstimo e assinou outro que valia a partir do dia 2, sábado. Ocorre que como não há registros oficiais no fim de semana, a regularização só viria no primeiro dia útil subsequente. Baseado nessa premissa, seu vínculo oficial com o time alvinegro valeria apenas a partir do dia 4, segunda-feira.