Topo

Artilheiro do Fla, Eduardo da Silva se firma entre titulares e vira trunfo

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/11/2014 06h00

Desconhecido do futebol brasileiro, Eduardo da Silva foi contratado pelo Flamengo com alguma desconfiança por parte da torcida. O atacante, que se profissionalizou na Croácia e passou por times da Inglaterra e Ucrânia, disputou a Copa do Mundo, onde não teve muito destaque. A tal desconfiança, no entanto, foi jogada para o fundo das redes, sem a menor parcimônia. Em 17 jogos, o jogador marcou oito gols e assumiu a artilharia isolada do Rubro-negro neste Campeonato Brasileiro.

Com a lesão de Alecsandro, Eduardo da Silva se firmou entre os titulares e virou trunfo do técnico Vanderlei Luxemburgo.  Os números ajudam o brasileiro nacionalizado croata. Sua média de gols no Brasileiro é de 0,52 por partida. Alecsandro aparece na segunda colocação, com 0,29, seguido de Everton, com 0,17.

O curioso é que cinco dos oito gols foram marcados com o atacante saindo do banco de reservas. Eduardo da Silva foi titular em 13 jogos neste Brasileiro. E como principal atacante ele tem tido dificuldade para balançar as redes, o que ocorreu em quatro oportunidades. Essa questão, inclusive, fez Luxemburgo deixa-lo entre os suplentes por algum tempo.

Alessandro deixou a equipe como artilheiro do Flamengo. Mas os quatro jogos sem atuar foram determinantes para Eduardo da Silva virar o jogo. Eles balançou as redes em duas oportunidades desde então e assumiu o posto de ‘matador’ no Rubro-negro.

Ele tem sido o único atacante de ofício, mas conta com a ajuda de Gabriel, em grande fase. O apoiador, inclusive, tem deixado sua marca quando Eduardo passa em branco, o que tem facilitado para o bom desempenho do Flamengo mesmo após a lesão de Alecsandro.

O próximo desafio de Eduardo da Silva será neste domingo, quando o Flamengo receberá a Chapecoense, no Maracanã. Na próxima quarta-feira, o Rubro–negro decidirá uma vaga na final da Copa do Brasil com o Atlético-MG, no Mineirão.