Topo

Atrás do G-4, Corinthians tem Coritiba e um carrasco histórico pela frente

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

01/11/2014 06h00

Os tempos são outros, ele já não é mais um menino como em 2000, mas tem seu lugar já marcado na história do futebol. Às 21h (de Brasília) deste sábado, o Corinthians recebe o Coritiba em duelo com ingrediente especial: será a primeira vez que Alex, a caminho da aposentadoria, jogará no Itaquerão.

Para o Corinthians, a volta para casa após mais de três semanas é de fundamental importância na busca por um lugar no G-4 do Campeonato Brasileiro. Atualmente em quinto, o time corintiano aposta justamente nos confrontos como mandante (são quatro em sete rodadas) para jogar a Copa Libertadores em 2015. Mas há um rival com retrospecto que mete medo.

No futebol brasileiro, o Corinthians é a principal vítima que Alex fez na carreira. São 11 gols e quatro assistências em 28 partidas contra a equipe que enfrenta de novo neste sábado. Um desses jogos, por sinal, está entre as derrotas mais doloridas da história corintiana.

Pela semifinal da Libertadores 2000 no Morumbi, o Corinthians vencia o Palmeiras por 2 a 1 e tinha a vaga na mão quando Alex mudou tudo. Primeiro com assistência para Galeano, depois com bela finalização de pé esquerdo, ele virou o marcador e obrigou a disputa por pênaltis. A defesa de Marcos contra Marcelinho Carioca não sai da memória das duas torcidas.

No reencontro desta noite, o Corinthians sabe que limitar as ações de Alex será essencial para vencer dentro de casa. Por mais que ainda cite as possibilidades de título brasileiro, o grupo corintiano já deixou claro que trabalha para jogar a Copa Libertadores em 2015. Para vencer em casa, o time deve ser mais ofensivo.

Em semana marcada por muitos comentários sobre sua saída do comando técnico em dezembro, Mano Menezes trabalhou nova equipe sem Guerrero e Fábio Santos, suspensos, mas também indicou que Petros e Jadson vão para o banco de reservas. A tendência é que Malcom e Danilo sejam titulares contra o Coritiba.

Lutando contra o rebaixamento, o time paranaense atuará modificado. Marquinhos Santos optou pela saída do atacante Zé Love e promoveu o zagueiro Welinton. Assim, o Coritiba terá três jogadores na defesa e apenas o centroavante Joel na frente. Helder, no lugar de Sérgio Manoel, e Ivan, para a vaga do suspenso Norberto, também são novidades.

A aposta tática de Marquinhos será justamente oferecer mais liberdade para Alex, a se aposentar no fim do Brasileiro com 37 anos. Até hoje, os rivais que mais sofreram gols dele foram Besiktas-TUR e Gençlerbirligi-TUR, com 12 cada. Se juntar a essa dupla, seguramente, não está nos planos dos corintianos para a noite deste sábado.

CORINTHIANS x CORITIBA

Data: 01/11/2014 (sábado)
Horário: 21h (de Brasília)
Local: Estádio Itaquerão, em São Paulo (SP)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (Aspirante Fifa-RS)
Auxiliares: José Javel Silveira (CBF-RS) e José Eduardo Calza (CBF-RS)

Corinthians
Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Uendel; Elias e Bruno Henrique; Danilo (Jadson), Renato Augusto e Malcom; Luciano
Treinador: Mano Menezes

Coritiba
Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton; Ivan, Hélder, Rosinei, Robinho e Carlinhos; Alex; Joel
Treinador: Marquinhos Santos