Topo

Cruzeiro busca 100% em seus últimos quatro jogos em casa para ser campeão

Dionizio Oliveira e Thiago Fernandes

Do UOL Esporte, em Belo Horizonte

01/11/2014 06h00

A sete rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro necessita de um aproveitamento perfeito como mandante para alcançar o segundo título consecutivo do torneio. A equipe disputará quatro partidas no Mineirão, diante de Botafogo, Criciúma, Goiás e Fluminense, respectivamente, sendo que a sequência se inicia com os dois piores visitantes Série A.

Se obtiver 100% de rendimento dentro de seus domínios, O Cruzeiro chegará a 73 pontos, marca nunca alcançada por um vice-campeão desde que a competição passou a ter o atual número de participantes.

A produtividade em casa é um fator que fará a diferença na reta final do torneio. “A gente sabe dos jogos que restam. Se a gente fizer a nossa obrigação de vencer em casa conquistaremos o título. Estamos bem mobilizados com isso em prol do título”, disse o lateral esquerdo Egídio.

Os dois próximos compromissos do Cruzeiro no Brasileirão serão diante do Botafogo, que detém a 19ª nona campanha como visitante no torneio, com 11,11% de aproveitamento, e o Criciúma, com 10,42% de aproveitamento. A dificuldade dos adversários para pontuar fora de casa é um fator que contribui para a recuperação celeste, que tropeçou nos dois últimos duelos em casa.

Embora tenha perdido para o Corinthians e empatado com o Palmeiras, em seus dois últimos jogos no Mineirão pelo Brasileirão – a vitória sobre o Santos, por 1 a 0 foi pela semifinal da Copa do Brasil, o time ainda é o melhor mandante do campeonato, com 11 vitórias, dois empates e duas derrotas, o que representa aproveitamento de 77,78%.

Marcelo Oliveira adota discurso da humildade apesar de os números jogarem a favor do atual campeão nacional. “Sempre digo aquilo que todos já sabem, mas que é importante reforçar. Não existe favoritismo ou lógica absoluta no futebol. Só vamos conseguir esse aproveitamento se a gente estiver marcando muito, envolvendo e fazendo o nosso jogo de sempre”, comentou.

O treinador ainda fez uma análise do jogo diante do rival deste domingo. “O Botafogo, em todas as suas partidas agora, vai dar a vida, vai concentrar muito, vai se organizar muito. Sabendo dessa condição do Cruzeiro de liderança, vai criar uma estratégia bem especifica para o jogo, como tem acontecido. Todas essas situações no momento, em que ninguém está fora do jogo, precisamos de doação para buscar o resultado”, enfatizou.