Topo

Flu visita Goiás em busca de quadra inédita para colocar pressão no G-4

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/11/2014 06h00

Em bom momento no Campeonato Brasileiro, o Fluminense precisa consolidar fase favorável para mostrar que pode ir mais além na tabela. O objetivo traçado por jogadores, diretoria e comissão técnica é chegar à zona de classificação para a Copa Libertadores-2015. Para isso, o Tricolor precisa da quarta vitória seguida na competição a partir das 19h30 deste sábado, contra o Goiás. O duelo no Serra Dourada é fundamental para o clube das Laranjeiras, que tenta colocar pressão nos integrantes do G-4 e – se os resultados ajudarem – até retomar posto.

Fora do G-4 desde a 15ª rodada do Brasileirão, o Fluminense ganhou força na reta final com três vitórias consecutivas. A “quadra” seria algo inédito no torneio, missão que não foi conquistada nem mesmo na melhor fase da equipe na competição. Da 11ª até a 13ª rodada, o Tricolor garantiu três vitórias, mas não conseguiu manter sequência.

Contra o Goiás, o Fluminense entra embalado após superar Criciúma, Santos e Atlético-PR. Com 51 pontos e na sexta colocação, o time de Cristóvão Borges precisa vencer na rodada e torcer contra Corinthians – que pega o Coritiba dentro de casa – e contra o Internacional – que visita o Santos. Em caso de triunfo no Serra Dourada e derrota dos dois rivais, o Tricolor retorna ao G-4 em momento crucial.

O discurso no Fluminense é de cobrança por uma vitória sobre o Goiás. “Ganhando os jogos fora de casa, principalmente contra grandes equipes, a confiança aumenta mais ainda. E quando você pega um adversário como o Goiás, que tem sido uma pedra no nosso sapato, a responsabilidade aumenta um pouco mais. Então vai ser um jogo muito bom”, prevê Jean, que volta ao meio campo da equipe. Bruno retoma posição na lateral direita.

Apoiados na dupla de ataque formada por Walter e Fred, os tricolores tentam pressionar os concorrentes diretos por uma vaga na Libertadores. O camisa 9 e capitão do Fluminense passa por bom momento com gols decisivos. O seu companheiro volta ao Serra Dourada, estádio que conhece muito bem. O “gordinho” ajudou o time desde que voltou ao time titular, mas busca encerrar longo jejum de gols – não marca desde maio.

A derrota para o São Paulo por 3 a 0, segunda-feira, no Morumbi, serviu para o alerta ser ligado no Goiás. O time encontra-se na nona colocação e tem oito pontos a mais que o Botafogo, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento.

Para o confronto deste sábado, o técnico Ricardo Drubscky optou por mexer na equipe. O lateral direito Moisés retorna ao time e Pedro Henrique pinta como dúvida após ser poupado treino apronto de quinta-feira. Felipe Macedo entrou na zaga ao lado de Jackson. Outra mudança foi a entrada do atacante Bruno Mineiro no lugar de Ramon.

O desfalque confirmado é Samuel porque o atacante está emprestado pelo Fluminense e não poderá atuar por conta de uma cláusula contratual. “Nós temos totais condições de conquistar três pontos contra o Fluminense. Só pensamos na vitória para nos mantermos tranquilos na tabela”, disse o lateral Lima.

O grupo se apega ao bom aproveitamento em casa para continuar longe das últimas posições, A equipe conquistou 62% dos pontos que conquistou neste Brasileiro no Serra Dourada, com oito vitórias, quatro empates e três derrotas.

GOIÁS X FLUMINENSE

Data: 1º/11/2014 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)
 
GOIÁS
Renan; Moisés (Pedro Henrique), Felipe Macedo, Jackson e Lima; Amaral, David, Thiago Mendes e Esquerdinha; Erik e Bruno Mineiro
Técnico: Ricardo Drubscky
 
FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Bruno, Elivélton, Guilherme Mattis e Chiquinho; Edson, Jean, Wagner e Conca; Walter e Fred
Técnico: Cristóvão Borges