Topo

Grêmio encara o Vitória para iniciar 'campanha de líder' e chegar ao G-4

Barcos é goleador do Grêmio, um dos melhores do Brasileiro e esperança do time - Lucas Uebel/Getty Images
Barcos é goleador do Grêmio, um dos melhores do Brasileiro e esperança do time Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/11/2014 06h00

Pelos cálculos do Grêmio, para garantir posto na próxima Libertadores é necessário ao menos igualar o aproveitamento do Cruzeiro, 66%, nas últimas sete rodadas do Brasileirão. E o primeiro passo para isso precisa ser dado neste sábado. Pela 32ª rodada da competição, o adversário será o Vitória, na Arena, às 19h30, e afundar o oponente que 'flerta' com a Série B é obrigação para manter vivo o sonho. 

Antes da rodada, o Grêmio aponta com 51 pontos na classificação, dois a menos que o Internacional, que fecha a linha dos quatro primeiros, que garantiriam vaga na próxima Libertadores. O volante Riveros revelou, no início da semana, que o cálculo gremista para chegar ao grupo é somar 65 pontos ao fim da disputa. Faltam 14 em sete jogos, obrigando aproveitamento de líder 66%. 
 
O problema é que o histórico não ajuda em nada o clube gaúcho. Desde 2006, temporada em que voltou à Série A, o Grêmio superou a marca dos 14 pontos nos últimos sete compromissos apenas uma vez, em 2010, quando fez 15. Nos demais anos, não atingiu a meta necessária. 
 
"A gente sabe que tem que pensar ao máximo em cada jogo. A gente precisa começar no sábado e tratar de ganhar, que é importante. Quando se ganha, abre-se uma sequência na tabela", disse Riveros. 
 
Em campo, Felipão não terá Riveros, Ruiz e Zé Roberto, suspensos. Além de Rhodolfo, que segue entregue ao departamento médico. Com isso surgem duas dúvidas. Na lateral, Breno e Matías Rodríguez brigam por uma chance. No ataque, ou joga Fernandinho ou Lucas Coelho. No meio-campo Fellipe Bastos é presença certa, e no centro da zaga, Bressan será mantido. Nos treinamentos da semana, um deles marcado pela briga entre Pará e Lucas Coelho, o técnico montou o time com quarteto ofensivo e também testou dois centroavantes. 
 
Se o Grêmio briga para entrar no G-4, o adversário tenta se distanciar da zona de rebaixamento. Com 34 pontos, o Vitória está apenas um na frente do primeiro na linha de 'degola'. A equipe comandada por Ney Franco vem de uma vitória por 3 a 1 sobre o Criciúma e trata a partida como fundamental para escapar da segunda divisão. 
 
No último coletivo para o duelo, o comandante montou a equipe com quatro volantes: Luiz Gustavo, Cáceres, José Welison, e Richarlyson. Dinei, William Henrique e Mansur estão vetados pelo departamento médico e fora da partida. 
 
"Estamos atravessando uma fase que não podemos errar. Estamos a um ponto da zona de rebaixamento. Por conta disso, vamos jogar fechadinhos e apostando somente no contra-ataque. Toda partida é complicada, mas enfrentar o Grêmio é muito difícil", analisou o lateral Nino Paraíba
 
GRÊMIO X VITÓRIA
 
Data: 1º/11/2014 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse (ambos paulistas)
 
Grêmio
Marcelo Grohe; Matías Rodríguez (Breno), Pedro Geromel, Bressan e Pará; Ramiro, Fellipe Bastos e Luan; Dudu, Fernandinho (Lucas Coelho) e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
Vitória
Wilson; Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu e Juan; Luiz Gustavo, Cáceres, José Welison e Richarlyson; Vínicius e Edno.
Técnico: Ney Franco