Topo

Grêmio conta com 'ajuda' de Richarlyson, bate o Vitória e pressiona G-4

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/11/2014 21h21

Em 44 minutos de primeiro tempo, o Grêmio mostrou uma dificuldade ofensiva gigantesca. Sem criar quase chance alguma, o time gaúcho parecia esperar um lance de sorte para tentar a vitória. Até ser ajudado por Richarlyson, lateral do Vitória. Neste sábado, pela 32ª rodada do Brasileirão, o Tricolor bateu o rubro-negro por  1 a 0, com um gol contra do ex-jogador do São Paulo. 

O lance veio após um chute de fora da área de Luan, rebatido por Wilson. Breno cruzou da esquerda, a bola passou por toda área e Pará, no lado oposto, cruzou novamente para área do Vitória. Ninguém completaria não fosse Richarlyson, que meteu a cabeça nela e colocou na rede. Gol contra que abriu caminho para vitória gremista. 
 
Com 54 pontos, o time gaúcho 'colou' no G-4. Está fora da zona de classificação para próxima Libertadores apenas por conta dos critérios de desempate. Já o Vitória segue 'namorando' com a zona de rebaixamento. A equipe de Ney Franco segue com 34 pontos. 
 
Na próxima rodada, os portoalegrenses pegam o Internacional, no clássico Gre-Nal disputado na Arena, domingo às 17h. No mesmo dia e horário, o Vitória recebe o São Paulo. 
 
Fases do jogo: 
O Vitória foi quem começou no ataque. Marcando a saída de bola do Grêmio, o time comandado por Ney Franco criou problemas para criação rival. O técnico, aliás, que surpreendeu ao escalar Juan como meia e Richarlyson na lateral. E dos pés do jogador do flanco esquerdo partiu a primeira chance do jogo. Ele cruzou e Edno ganhou da defesa gremista de cabeça. Marcelo Grohe pegou e a bola bateu na trave. Na volta, o mesmo Edno tentou e a zaga afastou.
 
A partir dos 10 minutos, o Grêmio se recuperou. Nesta marca, Barcos recebeu lançamento, ganhou da zaga e bateu para fora. No entanto, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari padeceu pela ausência de um armador. Lucas Coelho, que é centroavante, foi improvisado e não conseguiu exercer a função. Os donos da casa ficaram pouco com a bola nos pés e jamais comandaram plenamente o jogo. 
 
Lucas Coelho acertou, porém, aos 24 minutos. Em um belo passe, encontrou Luan dentro da área. O atacante tirou do goleiro Wilson e faria o gol, não fosse Roger Carvalho ter tirado de cima da linha. 
 
E se o Grêmio tinha problemas ofensivos, contou com uma 'ajudinha' de Richarlyson para abrir o placar. Pará cruzou da direita e o jogador tentou colocar para escanteio mas encontrou a rede. Aos 44, fez 1 a 0 para os gaúchos. Foi tudo no primeiro tempo. 
 
Na segunda etapa, mais tranquilo pela superioridade no placar, o Grêmio voltou melhor. Aos 14 minutos, Lucas Coelho entrou pela direita, driblou o marcador e bateu cruzado. Wilson pegou. Dois minutos depois, Barcos entrou pelo lado oposto e bateu sobre o gol. 
 
Mas até o fim do jogo, ninguém mais conseguiu mexer no placar. O Grêmio venceu, graças ao gol contra de Richarlyson, e 'colou' no G-4. 
 
O melhor: Pedro Geromel - Foi seguro na defesa quando solicitado e fez, novamente, boa partida. 
 
O pior: Richarlyson - Ele cometeu falta, discutiu, levou amarelo, seguiu discutindo, quase levou o vermelho. Não contente, cabeceou para trás um cruzamento pouco pretensioso de Pará e fez gol contra. 
 
Chave do jogo: Gol contra - O gol contra marcado por Richarlyson mudou o jogo. Até então, o Vitória alternava o comando do jogo com o Grêmio. Depois, o time gaúcho cresceu e conquistou os três pontos. 
 
Toque dos técnicos: 
Felipão surpreendeu ao escalar o Grêmio com dois centroavantes. Porém, o segundo dos atacantes do time gaúcho atuou como meia. Lucas Coelho esteve na mesma linha de Dudu e Luan, formando um 4-2-3-1. 
 
Já o Vitória respondeu com uma troca também surpreendente. Juan atuou no meio-campo, na armação, enquanto Richarlyson foi o lateral esquerdo. Assim, não foram quatro volantes escalados, mas um com característica ofensiva. 
 
Para lembrar: 
 
Brigões juntos. Pará e Lucas Coelho trocaram socos no treinamento do Grêmio de quarta-feira. Mas nada resta da briga. Entraram em campo conversando e agiram normalmente neste sábado. 
 
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO  1 X 0 VITÓRIA
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará (Matías Rodríguez), Pedro Geromel, Bressan e Breno; Fellipe Bastos, Ramiro, Dudu e Luan (Fernandinho); Lucas Coelho (Matheus Biteco) e Barcos. 
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
VITÓRIA
Wilson; Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu e Juan; José Welison (Willie), Luiz Gustavo, Richarlyson (Guillermo Beltran) e Cáceres; Edno e Vinícius (Nixon). 
Técnico: Ney Franco
 
Data: 1º/11/2014, sábado
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse (ambos paulistas)
Público: 19. 384
Renda: R$ 481. 932,00
Cartões amarelos: Richarlyson (VIT) 
Gol: Richarlyson, contra, para o Grêmio, aos 44 minutos do primeiro tempo;