Topo

São Paulo usa a cabeça, vence o lanterna Criciúma e mantém caça ao Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo

02/11/2014 18h57

O São Paulo precisou usar a cabeça para vencer o Criciúma fora de casa neste domingo por 2 a 1. Os dois gols foram feitos com a altura e o oportunismo de Edson Silva e Alan Kardec, que apareceram bem posicionados na área para marcar. O gol do Criciúma foi marcado pelo atacante Souza, em um lance polêmico em que os são-paulinos reclamaram de impedimento. A vitória paulista fora de casa representa a manutenção da perseguição ao líder Cruzeiro, que está cinco pontos acima do São Paulo na tabela. Os mineiros também venceram na rodada. Já o Criciúma, com mais uma derrota, se manteve na lanterna do Campeonato Brasileiro.

O São Paulo viajará agora para Guaiaquil, no Equador, onde enfrentará o Emelec pelo jogo de volta das quartas de final da Sul-Americana. No domingo, o time enfrentará o Vitória, em Salvador, pelo Brasileiro. Já o Criciúma, ainda na lanterna, enfrentará o Cruzeiro, na próxima rodada do Nacional.

Fases do jogo. Depois dos primeiros 20 minutos, nos quais nenhuma das equipes conseguiu criar jogadas importantes, o Criciúma acelerou o ritmo e chegou algumas vezes com perigo na frente de Rogério Ceni, mas o goleiro estava atento e pôde evitar o gol. O São Paulo apostava principalmente na habilidade de Michel Bastos, que jogou na direita do setor ofensivo. Foi dele o cruzamento, em um escanteio, bem aproveitado por Edson Silva, que abriu o placar de cabeça no final do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Criciúma se animou mais e conseguiu o empate em um levantamento na área em que três jogadores ficaram sozinhos na frente de Rogério. Souza completou para as redes, os são-paulinos reclamaram de impedimento, mas o juiz validou. O São Paulo conseguiu o segundo gol não muito depois, quando o jogo estava aberto e cheio de possibilidades. Alan Kardec apareceu na área e completou de cabeça levantamento de Ademilson. No final, o time paulista ainda teve chance de matar o jogo, mas falhou na finalização.

O melhor. Michel Bastos. O meia tem sido um dos principais nomes do São Paulo nos últimos jogos e neste domingo conseguiu dar mais uma assistência para gol. Se movimentou bem, jogando aberto pela lado direito do ataque.

O pior. Luis Fabiano. O atacante voltou ao time como titular, mas foi nulo durante todo o período que esteve em campo. Não se movimentou e quase não apareceu para o jogo. Foi substituido por Ademilson no meio do segundo tempo, que entrou melhor e cruzou para o gol de Alan Kardec.

Chave do jogo. Jogo áreo do São Paulo. Os gols de Edson Silva e Alan Kardec foram o quarto e o quinto de cabeça nos três últimos jogos do time. Levantamentos na área já se tornaram uma das armas mais mortais de uma equipe que conta com jogadores altos.

Toque dos técnicos. No intervalo, Muricy Ramalho admitiu que Maicon, que entrou de titular no lugar de Souza, errou seu posicionamento no primeiro tempo. Isso permitiu ao time da casa chegar com menos dificuldade ao gol de Rogério. O meia conseguiu corrigir o problema na etapa final. Toninho Cecílio, que estreou no Criciúma com a missão de livrar o time do rebaixamento, até tentou fazer o que estava a seu alcance (três alterações antes dos 20min do segundo tempo), mas não surpreendeu os adversários.

Para lembrar:

Rodízio. E continua o revezamento de capitães promovido pelo goleiro Rogério Ceni. Como se aposentará no final da temporada, ele está distribuindo a faixa de capitão para diferentes são-paulinos em cada partida. Neste domingo, o líder do time em campo foi Paulo Henrique Ganso.

Dor. O meia Maicon saiu de campo com muitas dores no joelho, com uma provável torção no local. Souza, que seria poupado por ter sentido dores antes da partida, precisou entrar no sacrifício.

Eterno. O maior artilheiro da era dos pontos corrido do Brasileiro (desde 2003), Paulo Baier entrou no começo do jogo, aos 40 anos. O veterano já marcou 106 gols desde que o campeonato passou a ser disputado com o atual formato.

FICHA TÉCNICA
Criciúma 1 x 2 São Paulo
Campeonato Brasileiro – 32ª rodada
Data e horário:
02/11/2014, às 17h (de Brasília)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Dewson de Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Marcio Santiago (MG) e Marcio Correia Dias (PA)
Gols: Edson Silva aos 37min do 1º tempo; Souza aos 25min (Criciúma) e Alan Kardec aos 37min do 2º tempo (São Paulo)
Cartões amarelos: Fábio Ferreira, Cléber Santana (Criciúma), Hudson, Alvaro Pereira (São Paulo)

Criciúma
Bruno; Eduardo, Joílson, Fábio Ferreira e Giovanni; Rodrigo Souza (Maurinho), João Vitor (Martinez), Roger Gaúcho (Paulo Baier) e Cleber Santana; Lucca e Souza
Técnico: Toninho Cecílio

São Paulo
Rogério Ceni; Hudson, Lucão, Edson Silva e Alvaro Pereira; Denilson, Maicon (Souza), Paulo Henrique Ganso e Michel Bastos (Osvaldo); Alan Kardec e Luis Fabiano (Ademilson)
Técnico: Muricy Ramalho