Topo

Com melhor situação em 104 dias, Palmeiras agora sonha com a casa nova

Do UOL, em São Paulo

03/11/2014 06h00

Desde 21 de julho, há exatamente 104 dias, o Palmeiras não enxergava a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro com cinco pontos de distância como agora. Ao vencer o Bahia por 1 a 0 no domingo, em Salvador, a equipe de Dorival Júnior respirou aliviada e se voltou para o sonho da casa nova.

No início da semana, o Palmeiras deve definir junto às autoridades e à FPF (Federação Paulista de Futebol) se poderá inaugurar a Arena Palestra no próximo sábado em confronto marcado com o Atlético-MG. De Valdívia e Dorival, a expectativa parece grande para isso, e o momento da equipe contribui.

Com a vitória e o salto para a 13ª posição da Série A, o Palmeiras chegou a uma sequência de quatro vitórias e dois empates (sofridos no fim) em sete partidas disputadas. O aproveitamento conquistado com Dorival Júnior (52,3%) colocaria a equipe na oitava posição. Embora mantenha a tensão, o treinador também celebra o crescimento.

"Não temos o direito de relaxar em momento algum. Estamos em uma situação difícil, próximos de uma zona que incomoda e afeta. (...) Demos um passo importante, mas não definitivo", comentou. "A equipe está em evolução. Precisamos circular mais a bola no meio, encostar a marcação, mas é natural", comentou.

Para os palmeirenses, é interessante a possibilidade de reinaugurar à Arena Palestra em situação menos desconfortável. Atrás das liberações finais para poder jogar em seu estádio, o Palmeiras deve contar até com o apoio do governador paulista Geraldo Alckmin. No Twitter, ele disse a Polícia Militar trabalharia no início da semana para agilizar sua parte. Valdívia, em campo, também fez a dele.

"Semana que vem, se Deus quiser, tem a abertura da Arena. Estou há três ou quatro jogos me segurando (para não receber cartão amarelo) porque queria estar presente no próximo jogo", disse o agora capitão do Palmeiras. Dorival endossou: "há essa suposição (sobre a data da estreia). Se o Valdívia mantiver essa postura, ele será o capitão".

São duas as possibilidades para o Palmeiras inaugurar a Arena Palestra. A mais animadora, no próximo sábado, contra o Atlético-MG. O plano B seria em 20 de novembro, diante do Sport.