Topo

Coritiba une histórico, ascensão e semana livre para voltar a vencer

Heuler Andrey/Getty Images
Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/11/2014 19h17

O empate por 2 a 2 cedido no último lance do jogo contra o Corinthians causou um sentimento de derrota, mas pode acabar sendo importante para o Coritiba no Campeonato Brasileiro. Com ele, o time está próximo de deixar a zona de rebaixamento. Para isso, no entanto, precisa voltar a vencer. A equipe agora conta com histórico contra o próximo adversário, a semana livre para treinos e a óbvia ascensão para atingir o objetivo no final de semana.

O Coritiba volta a campo no sábado, às 19h30 (de Brasília), contra o Fluminense, no Estádio Couto Pereira. Atualmente, aparece na 17ª colocação, com 34 pontos, empatado com o Vitória, mas com uma vitória a menos. O time se reapresenta na terça-feira e terá, pela segunda semana seguida, quatro dias para se preparar, algo que foi muito comemorado pelo técnico Marquinhos Santos.

"Novamente temos mais uma semana cheia para trabalhar entre as partidas, o que contribue com o trabalho", disse o treinador, satisfeito. Com o empate fora de casa contra o Corinthians, o Coritiba igualou o número de pontos feitos na campanha do primeiro turno do Brasileiro: 17. Na segunda metade da competição, tem até agora cinco vitórias, dois empates e seis derrotas. O time não perde há três jogos.

Essa ascensão do grupo que chegou a ser último colocado vai motivar os jogadores. O último fator a ser considerado é o histórico apresentado contra o Fluminense: 35 jogos em Campeonatos Brasileiros, sendo 15 vitórias, 9 empates e 11 derrotas. Nas duas últimas partidas, as equipes empataram por 1 a 1. Esse cenário é estimulante para o elenco, que espera deixar a zona de rebaixamento.

"Nós trabalhamos com os três pontos da próxima partida. Esse tem que ser o pensamento. Temos que pontuar o máximo possível, dentro das características de cada jogo, para reagirmos no Brasileiro", afirmou Marquinhos Santos, sem desprezar o resultado obtido em São Paulo: "O ponto fora de casa é importante. As circunstâncias deixam a situação ruim, mas temos que avaliar friamente, pois esse ponto pode ser muito importante lá na frente".