Topo

Cruzeiro se recupera como mandante e iguala recorde do São Paulo na ponta

Do UOL, em Belo Horizonte

03/11/2014 06h00

Depois de dois jogos sem vitória no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro, quando empatou com o Palmeiras e perdeu para o Corinthians, o Cruzeiro, que havia batido o Santos, na última quarta-feira, mas pela Copa do Brasil, voltou a triunfar, sobre o Botafogo, por 2 a 1, e igualou recorde de rodadas em sequência na liderança do torneio nacional que pertencia ao São Paulo. Como não poderá ser alcançado na próxima rodada, pelo vice-líder, o próprio tricolor paulista, essa marca será superada já no próximo final de semana, contra o Criciúma.

A vitória sobre o Botafogo foi a 12ª como mandante em 16 partidas nessa situação pelo Brasileirão, com dois empates e apenas duas derrotas sofridas. Dessa forma, o aproveitamento do Cruzeiro como anfitrião subiu de 77% para 79%. Dos 64 pontos somados até o momento no Brasileirão, 38 foram obtidos em casa, o que significa cerca de 60% do total.

“Sabemos a importância de conseguir resultados importantes em casa, somos fortes diante do nosso torcedor. Conseguimos uma vitória importante que nos deixa mais próximos do título. Agora é pensar no Santos fora de casa”, destacou o volante Nilton.

A vitória sobre o Botafogo pode marcar para o Cruzeiro a arrancada final rumo ao título Brasileiro, depois de uma fase de intranquilidade gerada por queda de rendimento em campo e de resultados. Antes da partida deste domingo, o time celeste havia vencido apenas um dos últimos cinco jogos pela competição: derrotas para Corinthians e Flamengo, triunfo sobre o Vitória e empates com Palmeiras e Figueirense.

O triunfo fez com que a equipe celeste igualasse um recorde importante na história do Brasileirão. O Cruzeiro completou a 27ª rodada na liderança, igualando marca do São Paulo, hoje, segundo colocado, de 2006, que até então detinha o recorde de maior período na liderança, desde 2013.

Como não poderá sair da ponta da tabela na próxima rodada, contra o Criciúma, já que soma cinco pontos a mais que o São Paulo, o Cruzeiro conseguirá ultrapassar o rival paulista e se tornará o clube com maior sequência de jogos como líder do Brasileirão. O time celeste alcançou a ponta na rodada de número seis, ainda em maio, já no começo do torneio.

“Estamos trabalhando em um clube de muita tradição e conquistas, precisa trabalhar cada jogo como uma decisão, tem sido assim todo o ano, esta é a nossa expectativa, estar ainda mais unido, mais focado, o nosso ideal ser igual. A gente sabe que vamos enfrentar adversários de muita qualidade”, ressaltou o técnico Marcelo Oliveira.

O triunfo sobre o Botafogo foi obtido com tranquilidade pelo time de Marcelo Oliveira, que poupou o meia atacante Ricardo Goulart, substituindo-o por Júlio Baptista. O Cruzeiro encaminhou a vitória nos primeiros 15 minutos de jogo, quando abriu 2 a 0 no placar, com gols de Marquinhos, aos 5 min, e Egídio, em cobrança de falta.

No segundo tempo, como tem acontecido nos últimos jogos, a equipe deu chance ao adversário, que ainda diminuiu nos acréscimos, com gol contra de Léo. “Fizemos um primeiro tempo de alta intensidade, voltamos a recuperar o que tínhamos perdido, principalmente aqui dentro do Mineirão, hoje mostramos nosso futebol”, afirmou o meia-atacante Júlio Baptista, que foi titular contra o Botafogo.

Tempo na liderança no Brasileiro por pontos corridos

2003- Cruzeiro 18 rodadas seguidas na liderança
2004- Santos 8 rodadas seguidas na liderança
2005- Corinthians 18 rodadas seguidas na liderança
2006- São Paulo, 27 rodadas na ponta
2007- São Paulo, 22 rodadas na ponta
2008- Grêmio, 13 rodadas na ponta
2009- Palmeiras 13 rodadas na ponta
2010- Fluminense 11 rodadas na ponta
2011- Corinthians, 17 rodadas na ponta
2012- Fluminense, 17 rodadas na ponta
2013- Cruzeiro, 23 rodadas na ponta
2014- Cruzeiro, 27 rodadas até o momento