Topo

Encontro decisivo: desespero do Coritiba desafia embalo do Fluminense

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/11/2014 06h01

Cada um com suas pretensões no Campeonato Brasileiro, Coritiba e Fluminense protagonizam encontro com caráter de decisão a partir das 19h30 deste sábado, no Couto Pereira. Os anfitriões seguem com a necessidade de vitória para diminuir o desespero em briga para ficar na elite nacional. O Tricolor tenta a quinta vitória consecutiva no torneio para se consolidar no G-4 e manter ou aumentar vantagem no apertado duelo por uma vaga na Copa Libertadores de 2015.

O resultado do encontro no Paraná pode começar a definir o destino das equipes no Brasileiro. Por isso, a partida é tratada como fundamental no planejamento tanto do Coritiba quanto do Fluminense.

“Vai ser um jogo acirrado dentro de campo. É um jogo de alta necessidade tanto para o Coritiba quanto para o Fluminense”, resumiu o técnico Cristóvão Borges.

Tanto na parte superior quanto na inferior da tabela, a diferença de pontos entre os adversários diretos é mínima. O Fluminense, na quarta posição com 54 pontos, vive momento positivo e aposta em repetir o desempenho das últimas quatro rodadas para voltar ao Rio de Janeiro com mais um triunfo. Os três pontos podem fazer o Tricolor ganhar mais uma colocação – do Internacional, que enfrenta o Grêmio do domingo.

Com Diego Cavalieri, Fred e Conca em boa fase, o time de Cristóvão Borges tem a missão de ampliar a série vitoriosa, para jogar duas vezes no Rio de Janeiro na sequência do campeonato.

“Sabemos que o adversário é difícil e buscará o resultado, mas temos de vencer. Temos cinco equipes muito próximas. Temos de seguir a regularidade de vitórias que estamos tendo. Se seguirmos assim em mais duas ou três rodadas, vamos conseguir ficar numa situação mais confortável”, apontou Cristóvão.

O Coritiba não perde há três rodadas. No entanto, os dois últimos jogos terminaram em empate – o que não ajudou o clube paranaense a sair da zona de rebaixamento. São 34 pontos e a 17ª colocação no Brasileiro, situação que aumenta a pressão por uma vitória sobre o Fluminense. O desespero pode aumentar em caso de novo fracasso em casa.

Para o duelo decisivo, o Coxa espera o quanto pode por Alex. O meia ficou fora de todas as atividades preparatórias da semana por causa de dores na coxa esquerda, mas a necessidade de vencer deve o colocar em campo. O Coritiba conta com o camisa 10 – mesmo longe de estar 100% fisicamente – para sair da situação desconfortável no Brasileiro.

Se Alex for vetado neste sábado, a tendência é que Keirrison seja utilizado no ataque. A principal mudança indicada pelo técnico Marquinhos Santos é o esquema tático com três volantes: Helder, Sérgio Manoel e Rosinei.

O único desfalque confirmado é o meia Martinuccio, que está emprestado pelo Fluminense e, por questões contratuais, não poderá entrar em campo. Por outro lado, o lateral direito Norberto volta a ficar à disposição para a partida, que será de suma importância para o clube paranaense.

CORITIBA X FLUMINENSE

Data: 8/11/2014 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Transmissão de TV: SporTV e PFC
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)
 
CORITIBA
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Helder, Sérgio Manoel, Rosinei, Robinho e Alex (Keirrison); Joel
Técnico: Marquinhos Santos
 
FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Bruno, Elivelton, Guilherme Mattis e Carlinhos; Diguinho, Jean, Wagner e Conca; Walter e Fred
Técnico: Cristóvão Borges