Topo

Para dar adeus ao Pacaembu e ao Z-4, Palmeiras pega Atlético-MG reserva

Palmeiras e Atlético-MG voltam a se encontrar neste Brasileirão - Washington Alves/VIPCOMM
Palmeiras e Atlético-MG voltam a se encontrar neste Brasileirão Imagem: Washington Alves/VIPCOMM

Do UOL, em Belo Horizonte e em São Paulo

08/11/2014 06h01

Para praticamente confirmar que não briga mais contra o rebaixamento, o Palmeiras entra em campo neste sábado (8), a partir das 19h30, para receber o Atlético-MG, que vem com a equipe reserva por priorizar a final da Copa do Brasil, marcada para esta quarta-feira diante do Cruzeiro.

Mais do que ratificar que ficará na elite do futebol brasileiro em 2015, a equipe também busca um adeus digno ao Estádio do Pacaembu. Com a estreia da nova arena marcada para o dia 19 de novembro, contra o Sport, os palmeirenses só devem voltar ao local caso sua casa esteja sem condições de receber um jogo.

Para a importante partida, Dorival Júnior só terá o desfalque de Wesley entre os titulares. O meio-campista tomou o terceiro amarelo na vitória diante do Bahia. Apesar do time completo e da sequência sem perder de três jogos, o comandante pede para que seus atletas coloquem os pés no chão, especialmente por causa da qualidade do adversário.

"O Palmeiras não pode pensar que já está livre da queda. Temos de estar atentos porque a aproximação com o grupo de baixo pode ser rápida. Não há motivo para ficar tranquilo. A exigência do Brasileirão é grande", disse o comandante.

"O jogo do Atlético-MG é de suma importância, porque estaremos enfrentando uma equipe que está na final da Copa do Brasil, está entre os líderes do Brasileirão e é uma equipe forte e segura independentemente dos nomes que use", completou Dorival.

O Atlético-MG, por sua vez, chega embalado após a histórica e dramática vitória sobre o Flamengo, na semifinal da Copa do Brasil, por 4 a 1, na quarta-feira, no Mineirão. A equipe disputará pela primeira vez a final da Copa do Brasil em sua história, contra o maior rival, com a chance de diminuir o brilho vivido pelo Cruzeiro com a aproximação do bicampeonato nacional.

Porém, com a partida de ida da final já na quarta-feira, o foco ficará na Copa do Brasil. Mesmo o Atlético tendo perdido lugar no G-4, com a derrota para o Atlético-PR no final de semana passado, por 1 a 0, o técnico Levir Culpi deixará o torneio em segundo plano e escalará um time praticamente todo reserva. O comandante até levará os titulares para São Paulo, mas já deu indícios de que mandará para campo os jogadores que estão atuando menos.

"Se não poupar e perder o jogo, é momento de poupar. Se poupar, e perder, não era momento de poupar. Então é uma questão muito complexa. O Cruzeiro está numa situação muito parecida com a nossa, talvez até mais difícil. Decisões que devem ser pautadas na experiência, no conhecimento do grupo. Neste momento, estamos focando nas duas competições", disse Levir Culpi.

Para este jogo, o treinador não terá a sua disposição Diego Tardelli, que foi punido por quatro jogos de suspensão pelo STJD, em julgamento na quinta-feira e também Josué, que levou o terceiro cartão amarelo. Luan, Carlos, Dátolo, Guilherme Santos e Leonardo Silva, que deixaram o duelo na quarta-feira cansados e com dores musculares, deverão ficar no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X ATLÉTICO-MG

Data
: 8 de novembro de 2014, sábado
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Emerson Luiz Sobral - PE (CBF-2)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva - GO (FIFA) e Clovis Amaral da Silva - PE (ASP-FIFA)

PALMEIRAS: Fernando Prass; João Pedro, Nathan, Tobio e Victor Luís; Marcelo Oliveira e Renato; Mouche, Valdivia e Mazinho; Henrique.
Técnico: Dorival Júnior

ATLÉTICO-MG: Victor; Alex Silva, Edcarlos, Tiago e Douglas Santos; Pierre, Leandro Donizete, Eduardo e Rafael Carioca; Dodô e Marion
Técnico: Levir Culpi