Topo

Com gol e passe de Luis Fabiano, SP bate Vitória e mantém caça ao Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo

09/11/2014 18h54

O técnico Muricy Ramalho decidiu poupar uma série de titulares do São Paulo neste domingo (09), no Barradão. Entretanto, ele tinha Luis Fabiano. Com um gol e uma assistência do camisa 9, o time do Morumbi bateu o Vitória por 2 a 1 fora de casa e manteve a perseguição ao líder Cruzeiro na reta final do Campeonato Brasileiro.

A cinco jogos do término da competição, a diferença entre Cruzeiro e São Paulo agora é de apenas dois pontos. O time mineiro receberá o Criciúma ainda neste domingo, no Mineirão. Se for derrotado, os paulistas podem assumir o topo da tabela na quarta-feira (12), quando enfrentarão o Internacional em partida antecipada da 35ª rodada.

Além disso, chama atenção o bom momento do São Paulo. O time do Morumbi venceu seus três últimos jogos e está invicto há cinco rodadas (quatro vitórias e um empate). "A gente sabe que é difícil, mas que é preciso fazer o dever de casa. Se o Cruzeiro oscilar, a gente precisa estar lá", disse o meia Paulo Henrique Ganso.

Para o Vitória, o resultado deste domingo foi desastroso. O time baiano ficou estacionado nos 34 pontos e permaneceu na zona de rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Fases do jogo
Nos dias que antecederam o duelo, Ney Franco havia dito que o Vitória seria ofensivo e que tentaria acuar o São Paulo no Barradão. O time baiano cumpriu essa proposta no início e teve duas chances com Vinicius nos primeiros dez minutos.

Quando o Vitória tentava transformar essa proposta em pressão, contudo, o São Paulo marcou. Aos 13min do primeiro tempo, Luis Fabiano aproveitou falta cobrada da esquerda, apareceu com liberdade no primeiro pau e completou para as redes de cabeça.

O gol ratificou a proposta de jogo do São Paulo. Montado num 4-2-3-1, o time paulista marcava atrás da linha da bola e tentava contragolpear com Osvaldo (pela esquerda) e Ademilson (pela direita). “Foi a partida que nós escolhemos”, confirmou Muricy Ramalho.

No entanto, as propostas de jogo de Vitória e São Paulo duraram pouco. Com forte calor em Salvador, o ritmo da partida caiu na segunda metade do primeiro tempo. Aos 25min, o árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio chegou a paralisar o confronto para hidratação dos atletas. “Está quente demais, mas está quente para os dois lados. Não prejudica a nossa equipe, mas a qualidade do espetáculo”, avaliou o zagueiro são-paulino Edson Silva.

O calor do início do segundo tempo, contudo, não foi apenas por causa do clima. O Vitória conseguiu imprimir depois do intervalo a pressão que havia ensaiado na etapa inicial. Rogério Ceni fez duas grandes defesas aos 9min, e Kadu empatou a partida num chute fantástico da intermediária aos 10min – a bola entrou no ângulo direito do goleiro são-paulino.

Assim como havia acontecido no primeiro tempo, porém, a pressão do Vitória não durou muito. O São Paulo reagiu, principalmente depois da entrada de Michel Bastos, e chegou a criar boas chances em lances de Denilson e Paulo Henrique Ganso.

Mas não foi por mérito que o São Paulo chegou ao segundo gol aos 32min do segundo tempo. O time tricolor marcou quando Roger Carvalho escorregou e entregou a bola na esquerda para Luis Fabiano, que entregou para Kaká no meio. O camisa 8 só tocou na saída de Wilson.

O melhor: Luis Fabiano. O centroavante fez o primeiro gol e deu assistência para o segundo. Não brilhou em toda a partida, mas foi determinante para a vitória do São Paulo.

O pior: Roger Carvalho. O Vitória tinha conseguido empatar e estava bem no jogo. Aos 32min do segundo tempo, porém, o zagueiro escorregou, entregou a bola para Luis Fabiano e mudou tudo.

Chave do jogo: A entrada dos titulares. O Vitória conseguiu empatar o jogo no início do segundo tempo e chegou a pressionar o São Paulo. Nesse momento, Muricy Ramalho recorreu aos jogadores que haviam sido poupados. Com Michel Bastos e Kaká em campo, o time visitante ganhou qualidade técnica e chegou ao segundo gol.

Toque dos técnicos: O confronto entre Vitória e São Paulo foi diretamente afetado pelas propostas dos técnicos. Ney Franco apostou em momentos de pressão sobre a saída de bola do rival, e Muricy Ramalho preferiu montar uma equipe para contragolpear.

No primeiro tempo, o São Paulo resistiu à pressão do Vitória nos minutos iniciais, marcou numa bola parada e conseguiu segurar a equipe da casa. Na etapa final, os mandantes aproveitaram o momento em que eram superiores e empataram.

O resultado fez com que Muricy Ramalho agisse. O técnico trocou Ademilson por Michel Bastos, que também atuou aberto pela direita. No entanto, o jogador que entrou no segundo tempo preencheu mais o meio e aproveitou espaços às costas dos volantes do Vitória.

Muricy repediu o expediente. Kaká entrou no lugar de Osvaldo aos 28min, e Paulo Miranda substituiu Auro aos 34min. Os titulares reduziram a velocidade do São Paulo, mas o time conseguiu ficar mais com a bola a partir disso.

Para lembrar

Calendário: A diretoria do São Paulo chegou a pensar em não levar os titulares para Salvador. Os principais jogadores viajariam neste domingo para a Colômbia, onde o time paulista enfrentaria o Atlético Nacional no dia 12 pelas semifinais da Copa Sul-Americana. Esse plano só foi abandonado porque a equipe tricolor conseguiu uma alteração na tabela e adiou para dia 19 o duelo válido pelo torneio continental.

Rivais: O jogo deste domingo marcou o último encontro entre Ney Franco e Rogério Ceni, que deve se aposentar no fim da temporada. O atual técnico do Vitória trabalhou no São Paulo entre 2012 e 2013, período em que manteve relação conturbada com o goleiro e capitão.

Do outro lado: Ney Franco já havia enfrentado o São Paulo duas vezes desde que saiu do Morumbi e tinha acumulado duas derrotas (uma pelo Vitória e outra pelo Flamengo). O time baiano também contou com Juan, Richarlyson e Roger Carvalho, jogadores com passagem pelo Morumbi.

FICHA TÉCNICA
Vitória 1 x 2 São Paulo
Campeonato Brasileiro – 33ª rodada
Data e horário:
09/11/2014, às 17h (de Brasília)
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Auxiliares: Fabio Pereira (Fifa/TO) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Gols: Luis Fabiano, aos 13min do primeiro tempo; Kadu, aos 10min, e Kaká, aos 32min do segundo tempo
Cartões amarelos: Alvaro Pereira (São Paulo), Roger Carvalho (Vitória), Dinei (Vitória)

Vitória
Wilson; Nino Paraíba, Kadu, Roger Carvalho e Richarlyson (Beltrán); José Wellison (Willie), Cáceres e Juan; Edno, Vinicius (William Henrique) e Dinei
Técnico: Ney Franco

São Paulo
Rogério Ceni; Auro (Paulo Miranda), Lucão, Edson Silva e Alvaro Pereira; Denilson e Souza; Ademilson (Michel Bastos), Paulo Henrique Ganso e Osvaldo (Kaká); Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho