Topo

Guerrero volta, define vitória contra o Santos e põe Corinthians em 5º

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

09/11/2014 21h24

O jogo não foi de levantar o torcedor, mas o importante é vencer, não dar espetáculo, já diriam os técnicos de futebol. Na noite deste domingo (9), o Corinthians bateu o Santos pelo magro placar de 1 a 0 no Itaquerão e conseguiu a reaproximação da zona que classifica para a Libertadores ao atingir a 5ª colocação. O time da Baixada, por sua vez, caminha para terminar o ano sem mais objetivos, já que o G-4 está a 11 pontos e, o rebaixamento, descartado.

O gol da vitória foi marcado pelo peruano Paolo Guerrero, que se consolida, cada vez mais, como jogador mais importante da equipe. Depois de cumprir três jogos de suspensão pelo suposto empurrão no árbitro, o atacante já voltou honrando o rótulo de matador. Cássio, do outro lado, quase não trabalhou.

Agora na 5ª colocação, o Corinthians chega aos 57 pontos e fica igual ao Grêmio e ao Atlético-MG, mas atrás no primeiro critério de desempate: o número de vitórias. Na próxima rodada, a equipe de Mano Menezes vai a Salvador para enfrentar o Bahia, às 17h de domingo (16). No mesmo dia e horário o Santos recebe o Cruzeiro para tentar sair dos 46 pontos que lhe garante a 8ª colocação.

O resultado serve de alento aos corintianos que viram sua equipe ficar apenas no empate por 2 a 2 com o Coritiba na última rodada. Já os santistas seguem de cabeça inchada por causa da eliminação na Copa do Brasil e também por não saberem o que é vencer há quatro partidas no Brasileirão.

Fases do jogo: A partida deu sinal de que seria em um ritmo impressionante. Logo aos 7 minutos, Renato Augusto roubou bola de Bruno Uvini, deu ótimo cruzamento da direita para a esquerda e achou Guerrero, que só completou para as redes para abrir o placar. Depois disso, no entanto, o jogo passou a ser morno. Os goleiros trabalharam pouco. O Santos tentava explorar a saída de jogo com Rildo, mas o atacante quase não conseguia passar pela marcação. Do outro lado, Malcom era a válvula de escape nas costas de Caju. O jovem sempre dava trabalho aos santistas. Nada que exigisse a participação de Aranha.

No segundo tempo, o Santos tentou mudar a estratégia de jogo, colocando Leandro Damião como referência na área. A mudança, no entanto, não apresentou resultado imediato. O Corinthians seguiu dominando a posse de bola, só atacava na certeza e pouco deixava seu sistema defensivo exposto. Em um dos contra-ataques, Renato Augusto recebeu passe de Guerrero, chutou cruzado e fez Aranha fazer boa defesa. No rebote, o goleiro santista foi melhor ainda e parou o peruano que tentou fazer de voleio.

O travessão também impediu o Santos de tomar mais um gol. Aos 30 minutos, Luciano tinha acabado de entrar e, em jogada pela direita, chutou e viu a bola desviar na marcação e bater no travessão. Aranha só olhou.

O melhor: Paolo Guerrero. Não só pelo gol, que talvez tenha sido a parte mais fácil do jogo por ele. Mas a presença do peruano incomoda muito a zaga adversária. Se a bola cai no pé dele, o goleiro precisa preparar para trabalhar.

O pior: Bruno Uvini. Inseguro nas saídas de bola, o zagueiro acabou dando de presente a bola para Renato Augusto. O meia corintiano não agradeceu, mas usou o presente muito bem ao dar a assistência para Guerrero abrir o placar.

Toque dos técnicos: Mano Menezes apostou na formação do meio com Elias e Ralf para proteger a zaga que teve Gil e Felipe. Malcom foi a opção para fazer companhia ao melhor jogador do time à frente: Paolo Guerrero. Do outro lado, Enderson optou por trocar as duas laterais e escalou Serginho no lugar de Robinho, lesionado. A frente foi formada por Rildo e Gabriel. Com o primeiro tempo ruim, o santista optou por colocar Damião no lugar de Serginho, reforçando o poder de ataque com uma referência na área.

Para lembrar:
Desfalque. Elias tomou o terceiro cartão amarelo e não poderá viajar para Salvador para enfrentar o Bahia na próxima rodada, no domingo (16).

Primeiros capítulos. Essa foi a primeira vez que o Corinthians recebeu o Santos em seu estádio. O jogo fecha o primeiro ciclo de clássicos paulistas. Nos outros dois, os donos da casa venceram o Palmeiras e o São Paulo.

Homenagem. Parentes dos jogadores do Corinthians que estiveram no primeiro título do clube, em 1914, carregaram a taça da conquista do Paulista daquele ano. A torcida aplaudiu!

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 x 0 SANTOS

Data: 09/11/2014 (domingo)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Itaquerão, em São Paulo (SP)
Público pagante: 31.089 (31.357 total)
Renda bruta: R$1.886.861,00
Árbitro: Vinícius Furlan (CBF-SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP)
Cartões amarelos: Victor Ferraz e Edu Dracena (SAN); Elias (COR)
Gol: Guerrero, aos 7 minutos do 1º T

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Felipe e Fábio Santos; Elias (Bruno Henrique) e Ralf; Renato Augusto (Danilo) e Petros; Malcon (Luciano) e Guerrero
Treinador: Mano Menezes

SANTOS: Aranha; Victor Ferraz (Cicinho), Edu Dracena, Bruno Uvini e Caju; Alison, Arouca, Lucas Lima e Serginho (Damião); Gabriel e Rildo
Treinador: Enderson Moreira