Topo

Cruzeiro leva susto, vira sobre o Criciúma e mantém vantagem na liderança

Do UOL, em Belo Horizonte

09/11/2014 21h28

Depois de levar um susto no primeiro tempo, quando foi surpreendido por um gol relâmpago, o líder Cruzeiro venceu o Criciúma, por 3 a 1, de virada, neste domingo, no Mineirão, e manteve a diferença de cinco pontos para o São Paulo, segundo colocado, faltando cinco rodadas para o encerramento do Brasileirão. Com o resultado, o time celeste vai confiante para a primeira partida da decisão da Copa do Brasil, contra o rival Atlético-MG, na quarta-feira.

A virada foi providencial para o Cruzeiro, que fará dois jogos fora de casa, contra Santos e Grêmio, e terá mais tranquilidade para administrar a liderança do Brasileirão. O time celeste foi a 67 pontos, contra 62 do São Paulo. O Criciúma permaneceu na última colocação, com 33 pontos, e cada vez mais ameaçado de rebaixamento.

Fases do jogo: Com dois minutos de partida, o Criciúma surpreendeu o Cruzeiro ao abrir o placar. Lucca, que defendeu o time mineiro até pouco tempo, aproveitou uma furada do zagueiro Bruno Rodrigo e tocou na saída de Fábio. A equipe da casa foi com tudo para cima e pressionou bastante em busca do empate, porém esbarrou nos próprios erros de finalização e nãos boas intervenções do goleiro Bruno.

Aos 6min, Ricardo Goulart recebeu de Everton e entrou livre na área, mas finalizou em cima do goleiro. No rebote, Giovanni cortou a bola que ia em direção ao gol. Cinco minutos depois Júlio Baptista recebeu na área e chutou para a defesa de Bruno. O camisa 10 celeste ainda teve outra chance no último minuto, mas o goleiro do Criciúma voltou a segurar a finalização.

Logo no início do segundo tempo, o lateral Egídio acusou um problema físico e deixou o campo. Ele foi substituído por Marcelo Moreno, que precisou de sete minutos para empatar a partida no Mineirão. Depois de o goleiro Bruno rebater uma cobrança de falta de Nilton, o atacante completou para o gol. O boliviano quase ampliou dois minutos depois, mas o goleiro fez grande defesa.

A virada do time celeste veio em seguida. Depois de um rebote do goleiro. Bruno Rodrigo tocou de cabeça e Ricardo Goulart bateu de voleio para marcar o segundo gol celeste. O Criciúma pressionou no final e por pouco não empatou com Maurinho, que acabara de entrar na partida. Depois de um rebote de Fábio, ele acertou o travessão de raspão. O Cruzeiro reagiu e marcou o terceiro aos 44min, com Willian, para alívio dos torcedores.

O melhor: Marcelo Moreno. O atacante, que ficou no banco por causa do desgaste, entrou no segundo tempo e marcou o gol de empate, o que deu novo ânimo ao time mineiro. 

O pior: Bruno Rodrigo. O zagueiro, que mostrou estar fora de ritmo, falhou feio no gol do Criciúma, se complicou em outros lances, embora tenha participado do segundo gol. No final da partida, quando o Criciúma pressionava, fez falta rente à área e quase cometeu pênalti.

Chave do jogo: Ousadia contra a retranca. O técnico Marcelo Oliveira foi ousado ao trocar o lateral-esquerdo Egídio pelo atacante Marcelo Moreno. O time celeste empatou a partida em seguida com gol do boliviano e furou a retranca do . O Cruzeiro  

Toque dos técnicos: Apesar da decisão da Copa do Brasil, Marcelo Oliveira poupou apenas o atacante Marcelo Moreno, bastante desgastado fisicamente e por isso ficou no banco, e escalou os outros titulares à disposição. Ele apostou em Júlio Baptista para compor o setor ofensivo. Na etapa final, arriscou mais e conseguiu levar o Cruzeiro ao triunfo.

Toninho Cecílio, que teve de se virar com os desfalques, optou por congestionar o meio-campo e escalar apenas um atacante, Lucca, ex-Cruzeiro, na tentativa de deixar a defesa mais protegida. Quando levou o segundo gol, o treinador colocou mais atacantes em campo e o time cresceu, mas não o suficiente para evitar a derrota.

Para lembrar:

Fábio alcança marca histórica. O goleiro Fábio chegou neste domingo a 600 jogos com a camisa do Cruzeiro. Depois de um início conturbado em sua segunda passagem pelo clube, a partir de 2005, quando foi alvo de críticas, ele se firmou na equipe celeste, graças a grandes atuações, e tornou-se ídolo da torcida. O capitão celeste é o terceiro na lista dos que mais atuaram pelo time mineiro e está atrás apenas de Dirceu Lopes (610) e Zé Carlos (633). Como tem contrato até abril de 2016, pode assumir o topo do ranking.

Equipes desfalcadas. As duas equipes entraram em campo neste domingo desfalcadas. O Cruzeiro não contou com o volante Lucas Silva e o meia-atacante, que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo, e o zagueiro Dedé, com problema muscular. O Criciúma ficou sem os atacantes Souza, Silvinho e Zé Carlos, o goleiro Luiz, o lateral-direito Eduardo e o meio Roger Gaúcho.

CRUZEIRO 3 x 1 CRICIÚMA

Data: 09/11/2014 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)
Cartões amarelos: Giovanni, Cortez, Rafael Pereira, Maurinho (CRI); Leo, Mayke, Bruno Rodrigo, Everton Ribeiro (CRU)
Gols: Lucca, aos 2min do primeiro tempo; Marcelo Moreno, aos 14min, Ricardo Goulart, aos 17min, Willian, aos 44min do segundo tempo

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Egídio (Marcelo Moreno); Henrique (Samudio), Nilton, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Júlio Baptista (Willian Farias)
Técnico: Marcelo Oliveira

Criciúma
Bruno; Luís Felipe, Joílson, Fábio Ferreira e Giovanni; Rafael Pereira (Bruno Lopes), Serginho (Maurinho), Martinez, Cortez (João Vitor) e Cleber Santana; Lucca
Técnico: Toninho Cecílio