Topo

Figueirense vence clássico e complica a Chapecoense na luta contra queda

Do UOL, em São Paulo

09/11/2014 18h54

Com um golaço de letra feito por Marcão, o Figueirense conseguiu um importantíssimo resultado na tarde deste domingo, pelo Campeonato Brasileiro: venceu o clássico catarinense contra a Chapecoense por 1 a 0 e se afastou da zona de rebaixamento à Série B da competição. De quebra, transferiu ao rival regional a pressão sofrida, ao levar a melhor no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Isso porque os times entraram em campo com 36 pontos, bem acima da zona da degola. Com a vitória, o Figueirense subiu duas posições, assumiu o 13º lugar da classificação e agora pode respirar mais tranquilamente. Já a Chapecoense permanece a salvo por enquanto, no 16º lugar, já sem margem de erro para as rodadas finais da competição.

A Chapecoense volta a campo na próxima rodada para enfrentar outro adversário direto contra o rebaixamento: pega o Vitória. O confronto está marcado para as 19h30 (de Brasília) do domingo, na Arena Índio Condá, em Chapecó (SC). No mesmo dia e horário, o Figueirense joga fora de casa contra o Atlético-MG, no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).

Fases do jogo: Em casa, o Figueirense cumpriu um script clássico: sair para o jogo e tentar pressionar o visitante desde os primeiros minutos. A Chapecoense também cumpriu sua função: se segurou e esperou as oportunidades de contra-ataque. Foi assim que, apesar do desempenho mais tímido, o time de Chapecó criou as melhores chances da etapa inicial no clássico catarinense.

Na mais clara delas, Junior Timbó recebeu passe na direita, invadiu a área com liberdade e tocou rasteiro para Ricardo Conceição, que tinha o gol aberto à sua frente, mas conseguiu chutar por cima. Aos 40min, a Chapecoense voltou a assustar o adversário com cruzamento de Tiago Luis, pela esquerda, e cabeçada perigosa de Leandro Banana, mandando a bola à esquerda do gol.

No início do segundo tempo, a Chapecoense levou perigo de novo com bicicleta de Bruno Rangel, mas Tiago Volpi defendeu aos 3min. Já aos 11min, o Figueirense começou a justificar o domínio da posse de bola e a iniciativa. O time quase marcou com chute de Marco Antônio em rebote de cruzamento. Aos 17min, Pablo fez jogada pela direita e cruzou rasteiro para Marcão completar de letra, abrindo o placar com um golaço.

Com a vantagem no placar, o Figueirense mudou de estratégia e passou a ser mais cauteloso, mantendo a marcação na linha do meio-campo. Deu certo, principalmente porque o setor criativo da Chapecoense, no momento de propor jogo, não rendeu. O Figueirense ainda assustou com duas finalizações de Pablo, que o goleiro Danilo fez boas defesas para manter o visitante com chances de empatar.

O melhor: Pablo. Participou das principais jogadas ofensivas do Figueirense e ajudou o time no momento em que a pressão estava prestes a se transformar em gol. Por sinal, foi o autor da jogada que terminou com o golaço de Marcão.

O pior: Ricardo Conceição. Poderia ter mudado o panorama do jogo se tivesse acertado a finalização com o gol aberto diante de si ao receber cruzamento rasteiro no primeiro tempo. O gol daria tranquilidade à Chapecoense e aumentaria a pressão sobre o anfitrião. O técnico Jorginho foi ao desespero com a melhor chance desperdiçada na partida.

Para lembrar:

Jejum. Com a derrota fora de casa, a Chapecoense aumenta para cinco o número sem vitórias no Campeonato Brasileiro, período que já compreende um mês. O último triunfo foi em 12 de outubro, sobre o Bahia, por 1 a 0. Como o próximo jogo é só dia 16, trata-se de mais de 30 dias de tristeza para o torcedor.

FIGUEIRENSE 1 x 0 CHAPECOENSE

Data: 9/11/2014 (domingo)
Horário: 17h (horário de Brasília)
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Transmissão na TV: PFC
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
Cartões Amarelos: Clayton, Thiago Heleno e Roberto Cereceda (Figueirense)

Gols: Marcão, aos 17min do segundo tempo

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Leandro Silva (Yago), Marquinhos, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Dener, Jefferson (Felipe), Marco Antônio e Léo Lisboa (Pablo); Clayton e Marcão
Técnico: Argel Fucks

CHAPECOENSE: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Douglas Grolli e Jussandro; Bruno Silva, Ricardo Conceição e Diones (Zezinho); Tiago Luis, Júnior Timbó (Fabinho Alves) e Leandro Banana (Bruno Rangel)
Técnico: Jorginho