Topo

Erik decide, e Goiás afunda o Bahia no Campeonato Brasileiro

Do UOL, em São Paulo

09/11/2014 21h18

A situação do Bahia no Campeonato Brasileiro de 2014 é cada vez mais complicada. O time tricolor visitou o Goiás neste domingo (09) e até conseguiu fazer um primeiro tempo equilibrado. Depois do intervalo, porém, Erik brilhou e deu aos donos da casa uma vitória por 3 a 0.

O resultado foi muito importante para o Goiás, que chegou a 44 pontos e praticamente sepultou as chances de queda para a segunda divisão. Para o Bahia, por outro lado, esse risco é mais iminente a cada dia: o time tricolor ficou estacionado nos 31 pontos e se manteve na penúltima posição do Brasileiro.

Fases do jogo: O Bahia precisava mais do resultado, e isso ficou claro no início do confronto deste domingo (09). O time tricolor fazia conexões mais rápidas e chegava mais ao ataque do que o Goiás, que tinha ações mais concentradas na intermediária. Com isso, Kieza teve chance para abrir o placar logo aos 6min.

O bom momento do Bahia no jogo, contudo, durou pouco. O Goiás reagiu, soube se aproveitar da lentidão do rival e assumiu o controle. “Tivemos as melhores chances. Foi um jogo equilibrado, mas tentamos desde o início”, avaliou o meia esmeraldino Esquerdinha.

O Bahia chegou a acertar uma bola na trave após cobrança de escanteio no primeiro tempo, mas o Goiás seguiu melhor em campo. Marcelo Lomba, goleiro do time visitante, foi um dos destaques da partida.

Lomba só não conseguiu defender quando Erik ficou cara a cara com ele. O atacante aproveitou uma sobra de bola aos 17min, invadiu a área e tocou na saída do goleiro para abrir o placar no segundo tempo.

A velocidade de Erik voltou a fazer diferença para o Goiás aos 24min. O atacante invadiu a área mais uma vez, entre Lucas Fonseca e Titi, e tocou no canto para fazer o segundo.

O Bahia estava perdido. O Goiás foi totalmente superior no trecho final do jogo, e Thiago Mendes ainda marcou o terceiro gol dos donos da casa aos 30min, em cobrança de falta rasteira.

O melhor: Erik. O camisa 11 foi o jogador mais incisivo do Goiás desde o início do confronto e ainda fez os gols que definiram o placar no Serra Dourada.

O pior: Léo Gago. Escalado para dar mais poder de marcação ao Bahia, volante mostrou lentidão e não conseguiu acompanhar os avanços dos jogadores do Goiás.

Chave do jogo: A velocidade do Goiás. Num confronto de poucas oportunidades, o Goiás criou mais por ter jogadores mais rápidos. As principais ações ofensivas da equipe esmeraldina surgiram a partir disso.

Toque dos técnicos: Gilson Kleina chegou a treinar num 4-2-3-1, mas montou um Bahia com três homens de marcação no meio-campo e tentou congestionar o setor. A alternativa dele funcionou em muitos momentos, mas tornou a partida mais adequada à velocidade do Goiás.

Essa diferença de rotação entre as duas equipes ficou mais evidente quando Ricardo Drubscky trocou Ramon por Bruno Mineiro. O centroavante oriundo do banco de reservas conseguiu abrir espaços e soltar a bola rapidamente, o que facilitou o trabalho de Erik no segundo tempo.

Para lembrar

Faz tempo. Com o revés deste domingo, o Bahia chegou a oito jogos seguidos sem triunfar no Campeonato Brasileiro de 2014. O time tricolor não obtém um resultado positivo na competição nacional desde o dia 28 de setembro, quando fez 2 a 1 sobre o Flamengo.

270 minutos. A derrota para o Goiás também confirmou o momento ruim do ataque do Bahia. O time tricolor não faz um gol sequer desde o dia 21 de outubro, quando empatou por 1 a 1 com o Atlético-MG. Já são três jogos inteiros sem marcar.

Recuperação. O resultado representou uma redenção para o Goiás, que havia somado apenas um ponto em suas duas partidas anteriores como mandante (empate com o Grêmio e derrota para o Fluminense).

Maior diferença. O Goiás igualou neste domingo a maior diferença favorável que a equipe já havia conseguido em duelos contra o Bahia no Campeonato Brasileiro. O time esmeraldino tinha feito 3 a 0 nos baianos em 1978 e 2001.

FICHA TÉCNICA
Goiás 3 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro – 33ª rodada
Data e horário:
09/11/2014, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Herman Brumel Vani (ambos de SP)
Gols: Erik, aos 17min e aos 24min do segundo tempo; Thiago Mendes, aos 30min do segundo tempo
Cartões amarelos: Pedro Henrique (Goiás), Rafael Miranda (Bahia)

Goiás
Renan; Felipe Macedo (Moisés), Pedro Henrique, Jackson e Felipe Saturnino; Amaral, David, Thiago Mendes e Esquerdinha (Thiago Real); Ramon (Bruno Mineiro) e Erik
Técnico: Ricardo Drubscky

Bahia
Marcelo Lomba; Roniery. Lucas Fonseca, Titi e Guilherme Santos; Rafael Miranda, Uelliton, Léo Gago (William Barbio) e Lincoln (Branquinho); Rafinha (Henrique) e Kieza
Técnico: Gilson Kleina