Topo

Fora da degola, Coritiba comemora rodada perfeita: até arquirrival ajudou

Heuler Andrey/Getty Images
Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/11/2014 16h29

Faltando cinco rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Coritiba está fora da zona de rebaixamento e embalado. O time teve um final de semana que pode ser considerado perfeito: venceu o Fluminense no sábado, em casa, e viu todos os rivais contra a queda serem derrotados. Até mesmo o Atlético-PR, arquirrival curitibano, deu uma ajudinha.

Isso porque, com 1 a 0 no Fluminense, o time chegou aos 37 pontos e assumiu a 15ª colocação. Atrás, aparecem Criciúma, Bahia, Botafogo, Vitória e Chapecoense: todos perderam no final de semana. O time carioca, por exemplo, foi derrotado no sábado pelo Atlético-PR, que apesar das poucas perspectivas de chegar ao G-4, acabou ajudando o arquirrival.

"Este ano tem sido o de maior pontuação e equilíbrio, principalmente nas equipes de baixo. A minha missão é deixar o Coritiba fora da zona de rebaixamento, não importa a rodada", afirmou o técnico Marquinhos Santos, em declaração ao jornal Gazeta do Povo, após o confronto no Estádio Couto Pereira.

Contra o Fluminense, o treinador chegou a seis vitórias em nove partidas desde que assumiu o clube. O Coritiba não perde em casa há cinco jogos - caiu para o líder Cruzeiro na última vez, em 24 de setembro. Como mandante, soma 8 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, com 29 pontos. Fora de casa, 1 vitória, 5 empates e 10 derrotas. Venceu apenas o Grêmio como visitante, em julho.

Até o final do Brasileiro, vai jogar no Couto Pereira mais duas vezes, contra adversários que, por enquanto, seguem ameaçados pela degola: Palmeiras e Bahia. Por outro lado, encara agora Flamengo e Vitória fora de casa, e tropeços podem complicá-lo e devolve-lo aos quatro últimos lugares. Talvez o Coritiba precise de mais rodadas perfeitas.