Topo

Palmeiras tem lista de dispensas maior do que a de contratações para 2015

Bruno César não terá seu vínculo renovado com o Palmeiras - Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Bruno César não terá seu vínculo renovado com o Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

11/11/2014 06h01

A principal mudança para o Palmeiras de 2015 será a reformulação do grupo, com mais dispensas do que contratações. Paulo Nobre já avisou em entrevistas que a espinha dorsal da equipe já está aí e que reforços pontuais virão. E, para evitar perda de dinheiro com multas, a tendência é que apenas os atletas em fim de contrato saiam.

É importante destacar que essa é a visão da diretoria e não necessariamente a de Dorival Júnior. O treinador já disse que evita falar do ano que vem sem antes da temporada estar matematicamente resolvida.

Bruno César pode ser colocado como o cabeça da lista. O meia tem contrato de produtividade e, mesmo assim, foi avaliado como um custo-benefício ruim. A demora para que ele conseguisse atingir o peso ideal também pesa na balança contra ele.

Bernardo é outro que não vai ficar. O jogador será devolvido ao Vasco após o empréstimo em que ele não honrou a camisa que diz torcer desde criança. Problemas extra-campo, assim como já aconteceu no Rio de Janeiro e também no Cruzeiro, são pesos contra a continuidade do meia.

A lista ainda terá a dispensa de gringos: Victorino e Eguren não ficarão na equipe. O primeiro mais sofreu com lesões do que conseguiu atuar. Não à toa, sua estreia foi festejada pela torcida. O segundo teve um ano regular, não convenceu e não terá seu vínculo renovado, também por algumas lesões que o tiraram de campo.

Nas laterais, Juninho e Wendel não renovarão. O primeiro já chegou a pedir publicamente para deixar a Academia de Futebol. As mudanças de técnico, no entanto, passaram a dar chances a ele. Já o segundo foi completamente esquecido após a aprovação de João Pedro pela direita. O garoto da base subiu com personalidade e não fez a torcida sentir saudades de seu antecessor.

HENRIQUE FALA COMO SE SENTE AO SER ARTILHEIRO

Marcelo Oliveira deixa a comissão técnica interessada, mas a falta de acerto salarial transformou a negociação em complicada. Ele tem propostas da Ásia e, hoje, a tendência é que ele atue no Japão.

Diogo é outro atleta que está com seu vínculo perto de encerrar e ainda não convenceu a diretoria de que merece ficar. As negociações ainda estão longe de estarem em um estado avançado.

Já a situação do artilheiro Henrique é diferente. Ele tem vínculo até dezembro de 2014, mas já acertou sua permanência com a diretoria. O que falta é encontrar o investidor que topará pagar R$ 2 milhões. Mesmo que Paulo Nobre não encontre, ele deve bancar o atleta.

Rodolfo, Felipe Menezes e Weldinho são jogadores que dificilmente jogam, que poderiam ser emprestados, mas não podem entrar na listagem por terem contrato mais longo.