Topo

São Paulo empata após erro de juiz e desperdiça chance de colar no Cruzeiro

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

12/11/2014 23h55

O São Paulo empatou por 1 a 1 com o Internacional, no Morumbi, nesta quarta-feira (12), em um jogo marcado por um gol irregular dos gaúchos no primeiro tempo, por um gol de canela de Luis Fabiano e ainda por uma defesa com o rosto do goleiro colorado.

No lance do gol do Inter, pelo menos dois jogadores colorados estavam impedidos, mas o árbitro Heber Roberto Lopes validou o lance.

O resultado impediu que o time paulista colasse mais no Cruzeiro na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, porque embora ele tenha diminuído a diferença para o líder Cruzeiro (agora são quatro pontos), os mineiros têm um jogo a menos.

Depois do gol, o São Paulo conseguiu o empate com Luis Fabiano, no começo do segundo tempo. Apesar de pressionar bastante, não chegou à virada.

O duelo entre São Paulo e Inter foi o único desta quarta-feira porque é válido pela 35ª rodada, que vai acontecer apenas na próxima semana. Na ocasião, o tricolor estará jogando pela semifinal da Sul-Americana.

Durante e depois do jogo, torcedores, jogadores e comissão técnica reclamaram bastante da atuação do juiz. Mesmo com o tropeço, a torcida tricolor chamou o time de "guerreiro" no final.

Fases do jogo. O São Paulo começou como deveria um jogo decisivo em casa: trocando bola na intermdiária e esperando o melhor momento para atacar. Com mais posse de bola, o time conseguia impedir o jogo do Inter, apesar de não ter chegado com grande perigo nos primeiro minutos. Tudo mudou quando um levantamento na área tricolor encontrou o zagueiro Paulão em impedimento.

Com desvantagem no placar, o São Paulo se desorganizou, mas tentou um contragolpe rápido para empatar. O goleiro colorado Alisson fez duas defesas incríveis e começou a ser o grande nome do jogo. O duelo ficou muito favorável aos gaúchos, que passaram a se fechar na defesa e sair em contra-ataques. No segundo tempo, Luis Fabiano apareceu mais e fez o gol de empate logo no começo. A virada quase saiu, mas o goleiro colorado estava inspirado.

O melhor. Alisson. O goleiro do Internacional fez duas defesas inacreditáveis em chutes à queima-roupa do zagueiro Lucão no primeiro tempo. Ele também defendeu algumas bolas difíceis de Luis Fabiano.

O pior. O trio de arbitragem. Comandada por Heber Roberto Lopes, a equipe de arbitragem não marcou um impedimento claro no gol do Internacional. Kleber Lucio Gil, o auxiliar, não levantou a bandeira quando três colorados apareceram em posição irregular na pequena área. Apesar de protestos dos jogadores e da torcida são-paulina, o gol foi confirmado.

Chave do jogo. O erro da arbitragem. O São Paulo mandava na partida até o gol colorado, fruto de um lance irregular. Depois disso, a situação ficou mais confortável aos visitantes, que se fecharam e puderam apostar no contra-ataque.

Toque dos técnicos. Abel Braga trouxe uma escalação defensiva, com três zagueiros e um meio de campo mas preocupado em destruir do que criar. Muricy Ramalho escolheu Michel Bastos para substituir Alvaro Pereira na lateral esquerda, mas a criatividade do meia fez falta no setor ofensivo tricolor.

Para lembrar.

Carinho... A torcida do São Paulo abafou a execução do hino nacional antes da partida cantando o nome de cada jogador tricolor em campo.

... com K. Um dos mais ovacionados foi Alan Kardec. A arquibancada fez uma paródia de um canto famoso da torcida do Botafogo, agora para provocar o Palmeiras: “E ninguém cala esse chororô. Chora o presidente, chora o torcedor, Kardec é tricolor.” Como se sabe, o atacante trocou de time depois de uma polêmica negociação.

Clássico quente. São Paulo e Palmeiras jogarão no domingo, no mesmo Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. 

FICHA TÉCNICA
São Paulo 1 x 1 Internacional
Campeonato Brasileiro – 35ª rodada (adiantada)
Data e hora:
12/11/2014, às 22h
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Kléber Lúcio Gil e Nadine Câmara Bastos (ambos de SC)
Gols: Paulão aos 17min do 1º tempo; Luis Fabiano aos 4min do 2º tempo
Cartões amarelos: Ganso, Kaká, Rogério Ceni e Auro (São Paulo), Fabricio, Ygor e Taiberson (internacional)
Cartão vermelho: Fabrício (Internacional)
Público e renda: 22.531 pessoas e R$ 516.530,00

São Paulo
Rogério Ceni; Hudson (Auro), Lucão (Reinaldo), Edson Silva e Michel Bastos; Denilson, Souza, Paulo Henrique Ganso (Osvaldo) e Kaká; Luis Fabiano e Alan Kardec. Técnico: Muricy Ramalho

Internacional
Alisson; Paulão, Ernando e Alan Costa; Wellington Silva (Gilberto), Ygor, Bertotto, Alex (Taiberson ) e Fabrício; Jorge Henrique e Nilmar (Wellington Paulista). Técnico: Abel Braga