Topo

Airton é punido por pisão em Pato; Julgamento de Jobson é adiado no STJD

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/11/2014 15h04

Airton foi punido pelo STJD nesta quinta-feira pelo pisão na cabeça do atacante do São Paulo Alexandre Pato. O volante do Botafogo desfalcará o Alvinegro pelos próximos quatro jogos e só poderá reforçar a equipe na última rodada contra o Atlético-MG, no Maracanã. A partida contra o Tricolor ocorreu na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O volante do Botafogo foi julgado pelo Pleno do STJD, já que inicialmente ele havia sido punido com apenas dois jogos em primeira instância. Em novo julgamento, o subprocurador William de Figueiredo pediu a reformulação da pena imposta e a inclusão de Airton no artigo que trata de agressão física.

“Um caso típico do 254-A. Importante destacar que ele não pode se tornar uma letra morta, se provou no caso concreto que houve a agressão. Tanto pela súmula, quanto pela prova de vídeo ficou evidente que o denunciado atingiu o adversário que estava no chão com um pisão na cabeça. Dessa forma, a Procuradoria pede a reforma da decisão para que o enquadramento correto seja aplicado ao atleta”, disse William ao site do tribunal.

Julgamento de Jobson é adiado

Jobson também seria julgado no tribunal por conta do dopping imposto pela Federação da Arábia Saudita. O advogado do atacante do Botafogo, Bichara Neto, não se encontra na cidade e pediu pelo adiamento do julgamento. Ainda não há uma nova data para decidir a situação do jogador alvinegro.

O atleta e seus advogados se defendem de punição dada pela Federação de Futebol da Arábia Saudita por recusa a um teste antidoping, organizado pela entidade durante passagem pelo Al-Ittihad. A Fifa não reconhece a punição a Jobson, fato que o liberou para voltar a defender o Botafogo.

O sucesso obtido nos bastidores em primeira instância foi comemorado por Vagner Mancini, que chegou a dizer que "o Botafogo precisava mais de Jobson do que o Jobson do Botafogo". A necessidade de ter uma referência na equipe fez com que a aposta estivesse toda no atacante.

A batalha jurídica e o contato quase diário com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) surtiram efeito. Após diversas tentativas frustradas, Jobson foi liberado para jogar. A força do Botafogo para resolver a pendência deixou Jobson satisfeito. Se antes treinava longe do grupo principal, agora era visto como fundamental a ponto de fazer o Alvinegro concentrar esforços em várias frentes.