Topo

Grêmio repete fórmula do Gre-Nal, vence Criciúma e dorme no 3º lugar

Do UOL, em Porto Alegre

15/11/2014 21h20

O Grêmio manteve a estratégia que usou para aplicar 4 a 1 no Internacional e venceu o Criciúma, neste sábado (15), em Santa Catarina por 3 a 0. Outra vez com marcação pressão e com Dudu, Luan e Ramiro como protagonistas, o time de Felipão foi muito superior no jogo da 34ª rodada do Brasileirão. A terceira vitória consecutiva deixa o tricolor mais perto da vaga definitiva no G-4 e afunda a equipe catarinense na lanterna.

A vitória no Heriberto Hülse, com os gols de Dudu, Barcos e Ramiro, leva o Grêmio aos 60 pontos e ao terceiro lugar. A posição na tabela ainda depende do complemento da rodada e dos jogos entre Inter e Goiás e Atlético-MG e Flamengo. Ao Criciúma o tropeço é nefasto, pois pode ver a distância em relação a primeira colocação fora da zona do rebaixamento aumentar para sete pontos - caso o Vitória vença o Coritiba. Assim, o rebaixamento se tornaria virtual.

Na próxima rodada, o Criciúma entra em campo na quarta-feira e outra vez em casa. Quando encara o Bahia. No dia seguinte, em Porto Alegre, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro.

Fases do jogo: O Grêmio se aproveitou da manutenção do time que encarou o Inter e repetiu a receita. Pressionou a saída de bola do Criciúma, usou e abusou da velocidade e nos 10 minutos iniciais sequer deixou os donos da casa passar do meio-campo. O primeiro gol nasceu do misto de marcação pressão com total desatenção da equipe catarinense.

Dudu roubou a bola de Joílson, que parecia desligado do lance, e progrediu contra uma defesa completamente exposta. Com apenas o goleiro Bruno pela frente, o camisa 7 ainda conseguiu aplicar um drible antes de chutar para o gol vazio: 1 a 0.

Muito superior no confronto, o time de Felipão acertou a trave com Pará e entrou na área com até quatro jogadores trocando passes curtos em pelo menos três oportunidades. Não aproveitou e afrouxou a marcação. Foi o momento em que o Criciúma tentou esboçar uma reação, mas sem qualidade para tanto. João Vitor e Luís Felipe foram os responsáveis pelas jogadas mais agudas, porém sem perigo real ao gol de Marcelo Grohe.

Aos 39, quando tentava retomar o controle do jogo, o Grêmio marcou outra vez. Zé Roberto cobrou escanteio da direita, Barcos se antecipou aos zagueiros e nem precisou pular para desviar de cabeça e fazer o 2 a 0.

“Entramos com a mesma mentalidade do Gre-Nal, pressionamos o time deles e fizemos os gols”, comentou Zé Roberto no intervalo. “Não conseguimos jogar e eles foram bem superiores, nós temos que reconhecer”, admitiu Lucca.

Na etapa final o cenário não mudou. O Grêmio seguiu melhor, criando muito mais e perto de marcar. Barcos teve três chances chances e cada uma delas com um final diferente: chute para fora, grande defesa do goleiro e bloqueio dos zagueiros. Mas se o centroavante não fez outro, Ramiro sim. O volante repetiu o que já havia feito contra o Inter e apareceu na frente. Desta vez após grande passe de Dudu e tocou de leve na saída de Bruno: 3 a 0.

Antes do encerramento do jogo, os torcedores do Grêmio presentes em bom número no estádio gritaram olé. Os fãs do Criciúma se irritaram e vaiaram o técnico Toninho Cecílio.

Melhor: Dudu - marcou o primeiro gol em boa jogada individual, deu o passe para o terceiro e ainda ajudou na marcação. Deu chapéu em um marcador e foi, de longe, o melhor do confronto.

Pior: Joílson - desatento no lance do primeiro gol do Grêmio, ainda perdeu na velocidade quase todas as jogadas criadas pelo Grêmio. Assistiu, do campo, o time visitante vencer facilmente e tornar o rebaixamento cada vez mais real para o Criciúma.

Chave do jogo: Marcação pressão - repetindo a estratégia usada para golear o Inter, Felipão pressionou a zaga do Criciúma e usou muito bem a velocidade de Luan e Dudu. Ramiro, outra vez como meia direita, auxiliou na produção ofensiva. Barcos, que chamou a marcação para abrir espaços no clássico e em Santa Catarina, ainda teve mais chances do que no Gre-Nal. Sendo um misto de peça-chave no esquema e atacante efetivo.

Toque dos técnicos: Luiz Felipe Scolari manteve a mesma formação que arrasou com o Internacional. Walace e Felipe Bastos ficaram postados à frente da zaga e Ramiro flutuava entre ser volante e armador. Luan e Dudu imprimiam velocidade e acossavam os zagueiros. Barcos se deslocava chamando os marcadores.

Toninho Cecílio tentou colocar o Criciúma mais a frente, pela necessidade da vitória. Pagou caro pela desatenção de Joílson e depois viu seu time se jogar ao ataque no desespero. O lado direito, com as combinações de Luís Felipe e João Vitor, foi o menos pior no confronto.

Para lembrar: Mesmo vencendo, o Grêmio pode ser prejudicado. Quando o placar apontava 2 a 0, a arbitragem recolheu do campo um pedaço de óculos arremessado no gramado. De acordo com o relato feito pela imprensa, o objeto teria sido jogado no campo por um torcedor do setor de visitantes.

FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 0 X 3 GRÊMIO

Data e hora: 15/11/2014 (sábado), às 19h30min (horário de Brasília)
Local: estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli e Alex Ang Ribeiro (ambos de São Paulo)
Público: 9.050 pessoas
Renda: R$ 215.895,00
Cartões amarelos: Lucca, Martinez, Cleber Santana e Maurinho (CRI); Luan, Felipe Bastos (GRE)
Gols: Dudu, aos 12 minutos; Barcos, aos 39 minutos do primeiro tempo; Ramiro, aos 20 minutos do segundo tempo.

CRICIÚMA: Bruno; Luís Felipe (Maurinho), Joílson, Fábio Ferreira e Cortez; Rafael Pereira, Martinez (Paulo Baier), João Vitor e Cleber Santana; Lucca e Souza (Ricardinho)
Técnico: Toninho Cecílio

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Fellipe Bastos e Ramiro; Dudu (Everton), Luan (Alán Ruiz) e Barcos (Lucas Coelho)
Técnico: Luiz Felipe Scolari