Topo

Melhor defesa contra o pior ataque. Grêmio pode adiantar queda do Criciúma

Embalado pela vitória no clássico, o Grêmio quer seguir no topo - Lucas Uebel/Getty Images
Embalado pela vitória no clássico, o Grêmio quer seguir no topo Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Do UOL, em Porto Alegre

15/11/2014 06h00

Antes da bola rolar, Grêmio e Criciúma é uma partida que indica superioridade absoluta da equipe gaúcha. Motivado pela goleada no Gre-Nal, o Tricolor defende posição entre os primeiros colocados diante dos catarinenses, lanterna na competição e que podem terminar a rodada praticamente rebaixados. O duelo da 34ª rodada, neste sábado (15), no estádio Heriberto Hulse significa, ainda, o duelo entre a melhor defesa e o pior ataque da competição. 

O Grêmio tem um sistema defensivo sólido. A base para o bom rendimento do time comandado por Luiz Felipe Scolari é a retaguarda que levou apenas 19 gols na competição. Sem baixas, o quarteto que jogou o Gre-Nal protegido por um trio de volantes lutará para manter o bom retrospecto em mais uma rodada. 
 
E se depender do rival, será bastante fácil. O Criciúma é o time que menos gols marca no Brasileirão. Foram apenas 24 nas 33 rodadas disputadas até agora. Mas nem isso indica facilidade, na opinião dos gremistas. 
 
"O Criciúma em casa é muito forte. O torcedor ajuda bastante. Já joguei lá e sei o quanto é complicado.É um jogo dos mais difíceis que vamos ter na competição. Vamos respeitar o adversário e pensar nos três pontos", garantiu o volante Fellipe Bastos. 
 
Mas o retrospecto do rival não inspira tanto respeito assim. Com cinco derrotas em série, o Criciúma é laterna do Brasileirão e se vê seis pontos atrás do primeiro fora da zona de rebaixamento. Se perder poderá terminar a rodada nove pontos atrás e faltando apenas quatro partidas para o fim do Brasileiro. Estará virtualmente rebaixado. 
 
A semana foi marcada pelo pensamento na próxima temporada na equipe de Santa Catarina. Raimundo Queiroz foi anunciado como novo diretor executivo de futebol e o atacante Zé Carlos teve contrato rescindido. 
 
"Nós precisamos honrar as cores do clube. O grupo precisa correr e não desanimar, independentemente do que aconteça. Não está faltando nada para os jogadores. Por conta disso, não podemos entregar pontos fáceis aos adversários", disse o atacante Lucca ao Diário Catarinense. 
 
Em relação ao time, o técnico Toninho Cecílio conta com os retornos do volante Rodrigo Souza e do atacante Souza. O primeiro deve ficar no banco após ser impedido de atuar por conta de uma cláusula contratual. Por outro lado, o segundo volta a atuar após se recuperar de um desconforto muscular.
 
Já o Grêmio só não contará com Fernandinho, que sentiu um desconforto no joelho esquerdo e sequer viajou para Santa Catarina com os demais jogadores. Giuliano, por outro lado, está entre os relacionados. 
 
CRICIÚMA X GRÊMIO
 
Data: 15/11/2014 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli e Alex Ang Ribeiro (ambos de São Paulo)
 
Criciúma
Bruno; Luís Felipe, Joílson, Fábio Ferreira e Cortez; Rafael Pereira (Rodrigo Souza), Martinez, João Vitor e Cleber Santana; Lucca e Souza.
Técnico: Toninho Cecílio
 
Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Fellipe Bastos e Ramiro; Dudu, Luan e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari