Topo

Com reservas, Atlético pega Figueirense para manter astral e voltar ao G4

Do UOL, em Belo Horizonte

16/11/2014 06h00

Em alta na temporada e com astral elevado após sair na frente na final da Copa do Brasil, ao vencer o rival Cruzeiro, por 2 a 0, o Atlético-MG volta a campo neste domingo, com um time quase todo reserva, para manter a sequência de vitórias, diante do Figueirense, às 19h30, no Independência. A expectativa atleticana é de fazer valer o mando de campo e, dependendo de outros resultados, retornar ao G4.

O momento do Atlético tem deixado o seu torcedor animado. A equipe se aproximou do inédito título da Copa do Brasil, ao construir vantagem no primeiro jogo, disputado no Independência. Por isso, o pensamento principal atleticano é o jogo da volta, dia 26, no Mineirão, o que levou o técnico Levir Culpi a poupar quase todos os titulares.

Como aconteceu há uma semana, diante do Palmeias, quando venceu por 2 a 0, Victor será o goleiro. No meio de campo, Josué, que cumprirá suspensão no jogo da volta contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, por causa do terceiro amarelo, está escalado, enquanto Leandro Donizete, que jogo em São Paulo, fica no banco. Diego Tardelli segue suspenso pelo Brasileirão, por sua expulsão contra o Bahia. 

O Atlético vem de sequência de três vitórias na temporada. O alvinegro mineiro bateu Flamengo e Cruzeiro pela Copa do Brasil e o Palmeiras, pelo Brasileirão. A última derrota aconteceu fora de casa, diante do Atlético-PR, por 1 a 0, no começo de novembro.

“Esta questão da mobilização, o Marcelo vive o mesmo problema. O momento para o Cruzeiro é complicado. Não há como deixar de pensar no Cruzeiro, na decisão. Mas a gente precisa fixar o pensamento no Brasileiro, o Cruzeiro está bem à frente da gente, mas queremos fixar o time no G4”, comentou Levir Culpi. No Brasileiro, o arquirrival soma 67 pontos, 10 a mais que o Atlético, que tem 57.

Apesar do foco principal se tornar a Copa do Brasil, o discurso na equipe mineira é o de não deixar o Brasileirão de lado. O técnico Levir Culpi traçou a meta de vencer os dois jogos em casa, Figueirense e Flamengo, para somar seis pontos e praticamente assegurar lugar no G4. O comandante tem como meta ficar entre os quatro primeiros colocados, posição que asseguraria uma classificação do clube para a próxima Libertadores, em caso de insucesso na decisão contra o Cruzeiro.

A grande preocupação da comissão técnica atleticana é em relação ao desgaste físico dos atletas. Por isso, Levir manterá apenas Victor como titular no domingo. O restante da equipe será todo reserva. “Não é problema só nosso, vejo o Marcelo falando, o Muricy falando e viajando. Mas faz parte, a gente tem de saber administrar, colocar os jogadores que estão em melhor condição. Não é fácil, mas temos de fazer”, explicou o treinador alvinegro.

O Figueirense teve uma semana mais tranquila de trabalho por conta da vitória sobre a Chapecoense por 1 a 0, domingo, no Orlando Scarpelli. A equipe abriu uma vantagem de cinco pontos para a zona de rebaixamento e está mais próxima de assegurar sua presença na Série A em 2015.

Mesmo assim, Argel Fucks teve problemas para armar sua equipe porque seis atletas estão fora da partida deste domingo. O meio-campo é o setor que mais preocupa o comandante do time catarinense porque ele perdeu quatro jogadores: Marco Antônio e Rivaldo, suspensos, Paulo Roberto (lesionado) e Giovanni Augusto (cláusula contratual) estão fora da partida.

Além deles, o técnico também perdeu o lateral Leandro Silva, lesionado, e o zagueiro Thiago Heleno, suspenso. Durante a semana, Argel comandou a equipe com três atacantes. As principais novidades foram Felipe no meio-campo e Pablo na frente. “Caso eu tenha essa chance vou encarar como a última da minha vida. Será uma partida muito importante, mas agora estamos na reta final da competição e estamos perto de confirmar a nossa permanência na Série A”, disse Felipe ao Diário Catarinense.

ATLÉTICO-MG X FIGUEIRENSE

Data: 16/11/2014 (domingo)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG)
Árbitro:  Thiago Duarte Peixoto (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro (SP)

Atlético-MG
Victor; Alex Silva, Edcarlos, Tiago e Pedro Botelho; Pierre, Josué, Rafael Carioca e Eduardo; Marion e Dodô
Técnico: Levir Culpi

Figueirense
Tiago Volpi, Jefferson, Nirley, Marquinhos e Roberto Cereceda; Dener, França e Felipe; Pablo, Marcão e Clayton
Técnico: Argel Fucks