Topo

Inter sofre, mas zagueiro faz de bicicleta e garante 1 a 0 em cima do Goiás

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/11/2014 18h58

Um golaço de bicicleta de Paulão garantiu a vitória ao Internacional diante do Goiás, neste domingo (16), no Beira-Rio. A finalização perfeita do zagueiro salvou o time gaúcho de uma atuação irregular e que parecia fadada a terminar em empate. Com o gol do jogador que saiu do banco de reservas, o Colorado vence por 1 a 0 e mantém de pé o plano de chegar à Libertadores de 2015 com uma rodada de antecedência.

Com o resultado, o Inter chega aos 60 pontos e assume a terceira posição na tabela do Campeonato Brasileiro, superando o rival Grêmio nos critérios de desempate. O time de Abel Braga, porém, tem uma partida a mais.

A ideia de Abel Braga e dos dirigentes é garantir a classificação à Libertadores nos jogos em Porto Alegre. A primeira parte da missão foi cumprida e agora restam os jogos contra Atlético-MG e Palmeiras.

Fases do jogo: O começo da partida enganou, deu sinais de que o Inter faria um jogo repleto de intensidade e sem dificuldade alguma para vencer o Goiás. Mas depois de 10 minutos promissores, o time de Abel Braga foi diminuindo o ritmo. Trocou a intensidade pelos passes laterais, as infiltrações pelas tentativas de triangulação sem sucesso.

Rafael Moura, substituto do lesionado Nilmar, foi um dos destaques do Colorado para o bem e para o mal. Ativo, o camisa 11 criou boas jogadas no início do confronto e foi responsável pelo lance incrível do primeiro tempo. Após cruzamento de Willians, He-Man cabeceou forte e já saia para comemorar quando viu Renan praticar um milagre. Um tapa de mão direita no mais puro reflexo.

Antes, o Colorado teve outra boa chance para marcar. Ernando, tentando ser elemento surpresa durante os 90 minutos, apareceu na área em rápido contra-ataque e chutou duas vezes. Na primeira Renan defendeu e na segunda a bola explodiu na trave. Alan Patrick sentiu um problema na coxa esquerda e precisou ser substituído por Valdívia - que demorou a entrar no ritmo do jogo.

O Goiás, que ficou acuado no princípio, passou a ganhar campo e prender a bola no ataque. Esquerdinha assustou após jogada individual, mas chutou fraco. Erik só conseguiu empregar sua velocidade em duas oportunidades e passou longe do gol. Se o Inter foi de elétrico a sonolento, o time visitante ficou o tempo todo mero espectador.

Na etapa final a ansiedade atrapalhou o Inter. Na ânsia de chegar logo ao gol, o time dirigido por Abel Braga começou a errar passes e forçar jogadas. O Goiás iniciou a tentativa de usar o ânimo adversário para crescer, mas sem força no ataque padeceu. D’Alessandro, duas vezes, assustou o time visitante, mas não marcou.

Quando Bertotto caiu no gramado e obrigou Abel a fazer a terceira troca por lesão, o jogo mudou por consequência. Com Wellington Paulista na vaga do volante oriundo da base, o Internacional foi todo para frente e viu o Goiás se fechar mais. A retranca total não deu certo. Com mais campo, o Inter enfim chegou ao gol. Um golaço.

Paulão emendou uma bicicleta perfeita dentro da pequena área, após escanteio cobrado por D’Alessandro, e liquidou Renan. O zagueiro que saiu do banco de reservas salvou a tarde e sequer conseguiu comemorar. Parado do campo, viu o estádio explodir por ele fazer aquilo que ninguém parecia capaz de fazer no time gaúcho.

O melhor: Paulão – zagueiro saiu do banco de reservas após lesão de Alan Costa e acertou uma bicicleta perfeita para vencer Renan, autor de duas grandes defesas no primeiro tempo.

Toque dos técnicos: Abel Braga perdeu Alex e Nilmar, mas manteve o esquema. Colocou Jorge Henrique e Rafael Moura na equipe sustentando o 4-2-3-1 que varia para 4-1-4-1 ao longo dos jogos. O esquema ainda recebeu mudanças por lesão com a bola rolando. Alan Patrick foi o primeiro a sair, para entrada de Valdívia. E depois Alan Costa foi substituído por Paulão. A grande novidade foi a maior liberdade de Ernando, que em 90% dos ataques apareceu perto da área do Goiás.

Sem a zaga titular, Ricardo Drubsky usou Felipe Macedo e Alex Alves. A dupla deu conta do recado. Ao contrário de Erik, temido pelo Inter o atacante de velocidade ganhou apenas duas jogadas individuais e foi presa fácil para a defesa e sua imposição física.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 0 GOIÁS

Data e hora: 16/11/2014 (domingo), às 17h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos (BA) e Adson Marcio Lopes Leal (BA)
Público: 23.920 (20.785 pagantes)
Renda: R$ 521.365,00
Cartões amarelos: Bertotto e Alan Ruschel (INT); Tiago Real, David e Esquerdinha (GOI)
Gol: Paulão, aos 34 minutos do segundo tempo

INTERNACIONAL: Alisson; Wellington Silva, Ernando, Alan Costa (Paulão) e Alan Ruschel; Willians, Bertotto (Wellington Paulista), Alan Patrick (Valdívia), D’Alessandro e Jorge Henrique; Rafael Moura
Técnico: Abel Braga

GOIÁS: Renan; Tiago Real, Felipe Macedo, Alex Alves e Saturnino; Amaral, David, Thiago Mendes, Esquerdinha (Bruno Mineiro) e Ramon (Samuel); Erik
Técnico: Ricardo Drubsky