Topo

Saiba o que o Cruzeiro precisa fazer para ser campeão no domingo

Do UOL, em Belo Horizonte

17/11/2014 06h00

Para ser campeão no próximo final de semana, sem depender de tropeço do São Paulo, seu mais próximo perseguidor, o Cruzeiro precisa de seis pontos nos seus dois próximos jogos, contra Grêmio e Goiás. O time mineiro também pode ser campeão com apenas uma vitória na semana. Neste caso, precisará que o São Paulo não vença o Santos no domingo. 

Para não contar com ninguém, a torcida celeste torce para que o time de Marcelo Oliveira repita agora o desempenho obtido contra Grêmio e Goiás, no primeiro turno, quando bateu os dois adversários, ambos por 1 a 0. Se a história se repetir, o torcedor celeste terá a possibilidade de comemorar o título, no Mineirão, ao contrário do que aconteceu em 2013, quando o grito de campeão saiu em Salvador, no triunfo sobre o Vitória, por 3 a 1. 

No primeiro turno, foram dois jogos difíceis, mas ambos vencidos pelo Cruzeiro. No Mineirão, numa rodada de meio de semana, o time celeste enfrentou forte resistência do Grêmio, já com Felipão no comando, mas conseguiu dobrar o time gaúcho. Na rodada seguinte, no Serra Dourada, mais dificuldade e o triunfo foi garantido por um pênalti perdido pelo time da casa, nos minutos finais da partida.

Jogadores e Marcelo Oliveira sabem que o momento decisivo no Brasileirão está chegando. O meia-atacante Everton Ribeiro reconhece que o título está nas mãos do Cruzeiro, que depende apenas de seus resultados para ficar com a taça. “Depende da gente, cada jogo fica mais próximo o título, agora é voltar para casa, descansar e depois fazer mais um grande jogo fora de casa”, disse.

Marcelo Oliveira, por sua vez, continua adotando a estratégia de pensar em um jogo de cada vez. Dessa forma, ele prevê dificuldades diante do Grêmio, na condição de visitante. “São jogos decisivos, equilibrados, foi mais um assim (contra o Santos). Temos a preocupação para o próximo jogo, pensar em fazer a nossa parte, guardar energia, ter concentração, pois o objetivo está mais próximo”, afirmou.

O momento, segundo Marcelo Oliveira, requer tamanha concentração que o Cruzeiro não quer pensar, no momento, na final da Copa do Brasil, cujo segundo confronto com o rival Atlético será em 26 de novembro, no Mineirão, com vantagem do oponente, que venceu o primeiro jogo, por 2 a 0.

“Não quero neste momento pensar na Copa do Brasil, para não perder a concentração em uma competição que a gente está jogando há mais de sete meses e muito bem, tivemos a maioria do tempo absoluta na liderança, então está muito próximo, a gente precisa de mais vitórias, quanto mais se aproxima tem mais dificuldades, precisa de mais concentração’, ressaltou o treinador.

Para ficar nessa situação, podendo conquistar o título com duas rodadas de antecedência, o Cruzeiro precisou de um puxão de orelhas do técnico Marcelo Oliveira no intervalo, para vencer o Santos, por 1 a 0, no segundo tempo, com gol de Ricardo Goulart. Mais tarde, em jogo iniciado às 19h30 de domingo, o São Paulo venceu o Palmeiras, por 2 a 0.