Topo

Atlético-MG e Flamengo revivem rivalidade após duelo histórico

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

19/11/2014 06h00

Duas semanas após se enfrentarem em jogo que entrou para a história da Copa do Brasil, Atlético-MG e Flamengo se reencontram nesta quarta-feira, às 22h, no estádio Independência, pela 35ª rodada do Brasileirão, num clima bem diferente daquele vivido há 15 dias.

O duelo anterior foi válido pela partida de volta das semifinais da Copa do Brasil e ocorreu no Mineirão. O time carioca saiu à frente no placar, já na reta final do primeiro tempo. Porém, o Atlético conseguiu reverter o placar e goleou o rival por 4 a 1, conseguindo uma classificação histórica e até improvável para a decisão do torneio.

O resultado final foi motivo de muita festa por parte dos jogadores atleticanos, mas difícil de ser digerido por parte dos flamenguistas. A volta do time ao Rio de Janeiro teve clima de tristeza, mas principalmente de cobrança em cima dos atletas e de Vanderlei Luxemburgo. 

O cenário atual é bem diferente. O Flamengo livrou-se do risco de rebaixamento no torneio nacional, enquanto o Atlético mantém foco maior na final da Copa do Brasil, contra o rival Cruzeiro, na próxima quarta-feira (26). No primeiro jogo, o time alvinegro venceu por 2 a 0 no Independência.

Em clima de férias depois de se garantir na primeira divisão em 2015, o Flamengo busca encerrar a temporada da melhor forma possível. Apesar da eliminação para o Atlético na Copa do Brasil, o rubro-negro não trata o reencontro com ares de revanche.

Por sua vez, o técnico Levir Culpi deverá mandar a campo os titulares. O clube até mesmo entrou com pedido de efeito suspensivo para Diego Tardelli poder enfrentar o Flamengo. A equipe voltará a escalar reservas apenas no final de semana, contra o Internacional.

“Eu não sabia, quando cheguei aqui me falaram que era a maior rivalidade da história é Atlético e Flamengo. Vai ser jogo bom, temos de nos preparar, fazer um bom jogo, pois semana que vem vamos enfrentar novamente o Cruzeiro, em uma decisão”, disse Luan, que marcou um dos gols em cima do time carioca na semifinal da Copa do Brasil.

Além de dar ritmo de jogo ao Atlético, o duelo é importante para o objetivo traçado por Levir Culpi em somar ao menos seis pontos nos quatro jogos finais do Brasileirão. Além do Flamengo, o alvinegro mineiro enfrentará diante do seu torcedor o Coritiba, na penúltima rodada do torneio nacional. 

“A gente precisa dos três pontos. A gente vem de um empate, resultado não tão ruim, porque colocamos um time diferente. Agora precisa dos três pontos, com a volta de todo mundo, o time vai completo. Temos que jogar com inteligência. Temos que ganhar mais três para ficar entre os quatro primeiros”, ressaltou Luan.

O técnico Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com Cáceres, à disposição da seleção paraguaia, além de Samir e Eduardo da Silva, lesionados. A tendência é a de que o time entre em campo com a escalação utilizada na vitória sobre o Coritiba, por 3 a 2.

O Flamengo chegará para o duelo com uma grande novidade já pensando em 2015. Luxemburgo assinou na terça-feira novo contrato, com duração até o final da próxima temporada, e planeja testar o elenco e aproveitar os jogos do ano para auxiliar o planejamento.

"A análise é criteriosa. Temos que ver quem aproveitar. Estamos construindo um projeto para o ano que vem. Alguns vão permanecer e outros seguirão a vida. Quem chegar vai saber como funciona. Faltou alguma coisa em jogos decisivos. É isso que vamos buscar na próxima temporada", afirmou o treinador.

ATLÉTICO-MG X FLAMENGO
 
Data: 19/11/2014 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro:  Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (FIFA-BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
 
Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca (Josué), Dátolo e Luan; Diego Tardelli (Dodô) e Carlos
Técnico: Levir Culpi
 
Flamengo
Escalação: Paulo Victor; Léo Moura, Wallace, Chicão e Anderson Pico; Márcio Araújo, Canteros, Lucas Mugni e Everton; Gabriel e Nixon
Técnico: Vanderlei Luxemburgo