Topo

Sem sustos, Corinthians bate Goiás com gol contra e sobe ao terceiro lugar

Do UOL, em São Paulo

19/11/2014 22h51

Eram quatro desfalques no time titular, mas o Corinthians mostrou força e tranquilidade para vencer o Goiás por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Belém. O gol que leva o Corinthians até a terceira posição do Campeonato Brasileiro foi contra, marcado por Felipe Macedo.

Realizado em Belém por iniciativa do Goiás, que firmou parceria com as autoridades locais pelo direto de explorar a bilheteria, o jogo foi bem controlado pelo Corinthians ao longo dos 90 minutos. Sem brilhos, mas com segurança contra um rival que também já não possui mais pretensões na temporada e sequer ameaçou Cássio uma vez. O público, de 26 mil presentes, cumpriu a expectativa do time mandante. E também dos corintianos, que esperavam mais apoio da torcida.

Com os pontos somados, o Corinthians chega em situação confortável para os dois jogos que devem definir a classificação para a próxima Copa Libertadores. São 63 pontos somados, condição que nesta rodada só o Grêmio poderá igualar em caso de vitória sobre o Cruzeiro, na quinta.

Os gremistas, aliás, são os próximos adversários do Corinthians no domingo, no Itaquerão. No fim de semana seguinte, será vez do time de Mano Menezes pegar o Fluminense no Rio de Janeiro, confronto também decisivo por vaga na Libertadores.

O Goiás, com quatro derrotas nos últimos cinco jogos, segue perdendo terreno na classificação e estacionado com 44 pontos.

Fases do jogo: Sem poder contar com Petros, Mano Menezes optou pela presença de Bruno Henrique na equipe titular do Corinthians, o que deixou o meio-campo um pouco mais defensivo. O Goiás, por sua vez, também foi ao gramado com cinco jogadores no meio e um zagueiro de origem na lateral direita. Os treinadores contribuíram para um jogo bastante concentrado no meio.

Nesse cenário, o Corinthians controlou mais a posse de bola, mas só conseguiu ameaçar, de fato, a partir dos 30min do primeiro tempo. Armado para contragolpear, o Goiás havia assustado com finalização de Erik aos 8min. Mas, depois, pouco chegou. Fagner, em finalização cruzada, Felipe, de cabeça após escanteio, e Elias, na pequena área, levaram perigo.

Diante de tanta pressão nos minutos finais da etapa inicial, o Corinthians induziu o Goiás ao erro. Em escanteio cobrado por Malcom, a bola desviou no primeiro pau e foi parar no fundo da rede após vacilo de Felipe Macedo, já aos 45min.

No intervalo, Ricardo Drubscky percebeu a presença ofensiva ruim de sua equipe, e resolveu mandar o time à frente com o atacante Samuel no lugar de Felipe Macedo, em dia para esquecer. A mudança, entretanto, não surtiu efeito imediato. Seguro no Estádio Mangueirão, o Corinthians controlou bem a posse de bola e minimizou os riscos de um empate.

Drubscky até tentou avançar mais o Goiás, mas o jogo foi completamente controlado pelo Corinthians. Malcom, destaque contra o Bahia, voltou a mostrar bom futebol e até aplicou um chapéu sobre Felipe Saturnino. Seria o lance de maior beleza no segundo tempo, com Luciano, novamente, desperdiçando oportunidades de marcar.

A chave do jogo: O toque de bola do Corinthians, que esfriou o Goiás e minimizou riscos em Belém.

O toque dos técnicos: Mano Menezes apostou em Bruno Henrique para o lugar de Petros e a estratégia contribuiu para os três pontos. Drubscky não conseguiu motivar o Goiás, já sem perspectivas na Série A.

O melhor: Renato Augusto. Herói no último jogo, foi um dos mais acionados no meio-campo do Corinthians. Só faltou definir o segundo gol.

O pior: Felipe Macedo. Em 45 minutos, levou cartão amarelo por falta em Luciano, anotou gol contra e foi sacado no intervalo.

Para lembrar: Anderson Martins, Fábio Santos, Petros e Guerrero foram desfalques do Corinthians, além dos reservas Lodeiro e Romero.

O Corinthians não jogava em Belém havia nove anos, desde o Campeonato Brasileiro de 2005.

GOIÁS x CORINTHIANS

Local: Estádio Mangueirão, em Belém (PA)
Data e hora: 19 de novembro de 2014, quarta-feira, às 21h (de Brasília)
Arbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Fábio Pereira (Fifa-TO) e Marcio Gleidson Correia Dias (Fifa-PA)
Cartão amarelo: Felipe Macedo
Público e renda: R$ 1.239,800,00 e 24.431 pagantes (26.342 presentes)
Gol: Felipe Macedo (contra), aos 45min do primeiro tempo

GOIÁS
Renan; Felipe Macedo (Samuel), Jackson (Alex Alves), Pedro Henrique e Felipe Saturnino; Amaral, Rodrigo, Thiago Mendes, Ramon e Esquerdinha (Bruno Mineiro); Erik
Treinador: Ricardo Drubscky

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Ralf, Bruno Henrique (Danilo), Elias e Renato Augusto (Tocantins); Malcom (Jadson) e Luciano
Treinador: Mano Menezes