Topo

Saiba como o Cruzeiro pode ser campeão brasileiro no domingo

Do UOL, em São Paulo

20/11/2014 23h46

Faltando três rodadas para o fim do Brasileiro, o campeão da competição pode ser decidido no próximo domingo. E as possibilidades são enormes a favor do Cruzeiro.

Com a vitória do Cruzeiro sobre o Grêmio, de virada, em 10 minutos, nesta quinta-feira (20), a equipe mineira foi a 73 pontos, sete à frente do vice-líder São Paulo.

Assim, no domingo, sem precisar do tricolor paulista, o Cruzeiro só precisa ganhar do Goiás, no Mineirão, às 17h.

Se empatar, a equipe mineira terá que torcer para o São Paulo não derrotar o Santos, seu adversário de domingo (também às 17h), na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Se o Cruzeiro perder para o Goiás, o clube mineiro também poderá ser campeão. Para isto, porém, ter que torcer para o Santos ganhar do São Paulo ou o clássico terminar empatado.

Para o São Paulo faturar o título: a equipe do técnico Muricy Ramalho precisa ganhar os seus três jogos (Santos, Figueirense e Sport) e ver o Cruzeiro marcar apenas um ponto.

Caso o time mineiro consiga apenas dois empates nos próximos três duelos, as equipes empatariam nos 75 pontos e com o mesmo número de vitórias, mas daí o São Paulo teria que tirar ainda a desvantagem no saldo de gols. Hoje, o Cruzeiro tem saldo de 27 contra 19 dos são-paulinos.

Enquanto isso, a disputa por uma vaga na Libertadores continua embolada. Grêmio, Corinthians, Internacional, Atlético-MG e até o Fluminense, que foi goleado nesta quinta pela Chapecoense no Maracanã, ainda têm chances.

Briga para não cair esquenta

Palmeiras, Chapecoense, Vitória, Coritiba , Bahia, Botafogo e Criciúma fazem parte do grupo dos desesperados para não cair.

Com 39 pontos, o Palmeiras terminou a 35ª rodada na 14ª colocação, mesmo número de pontos da Chapecoense, que ganhou ânimo após vencer o Fluminense.

O primeiro colocado na zona de rebaixamento agora é o Coritiba, que tem 38 pontos e o próximo adversário do Palmeiras.

Enquanto isso, Bahia, Botafogo e Criciúma veem cada vez mais difícil continuar na Série A em 2015.

O Bahia tem 34 pontos; Botafogo, 33; e Criciúma, 30.