Topo

Flu recebe Chapecoense e tenta ampliar arrancada para manter sonho de G4

O volante do Flu Edson marcou o gol da vitória sobre o Botafogo no último sábado - Paulo Sérgio/Photocamera
O volante do Flu Edson marcou o gol da vitória sobre o Botafogo no último sábado Imagem: Paulo Sérgio/Photocamera

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/11/2014 06h00

O Fluminense terá o apoio de sua torcida no Maracanã às 19h30 desta quinta-feira para tentar ampliar sua arrancada no Campeonato Brasileiro contra a desesperada Chapecoense e se manter vivo na briga por uma vaga na Libertadores. Mesmo com uma combinação de resultados favoráveis, o Tricolor precisa de, pelo menos, seis pontos nas quatro rodadas restantes para terminar a competição no cobiçado G4.

Atualmente na sétima posição com 57 pontos, o Tricolor está em seu melhor momento na competição. O time venceu cinco partidas das últimas seis que disputou, melhor sequência no Campeonato Brasileiro. Um triunfo sobre a Chapecoense ampliaria essa arrancada e manteria o Fluminense na cola dos líderes.

O time das Laranjeiras está a três pontos de Corinthians e Grêmio, quinto e quarto colocados, respectivamente. Uma vitória sobre a Chapecoense, portanto, será muito importante na caminhada do Fluminense rumo à Libertadores de 2015.

O Fluminense chega ao confronto com a Chapecoense renovado pela vitória por 1 a 0 no clássico contra o Botafogo no último sábado. O time havia tropeçado no Coritiba na rodada anterior, mas se manteve vivo com o triunfo sobre o rival. Agora, precisa repetir o feito no Maracanã para ampliar essa sobrevida.

O Tricolor não tem possibilidades matemáticas de retornar ao G4 nesta rodada, já que apenas conseguiria empatar em pontos com o Grêmio, que tem mais vitórias na competição até aqui.  Mesmo diante das dificuldades, o Fluminense tenta manter o otimismo na busca por uma vaga na Libertadores. Para isso, o time das Laranjeiras tenta evitar um novo tropeço contra equipes que lutam contra o rebaixamento.

“Penso daqui para frente, não vou pensar no passado. Da mesma forma que perdemos pontos, ganhamos outros difíceis. Se acreditamos em 1% em 2009, por que não acreditar nos 18% que temos agora? Engrenamos num momento importante. Não quero estar na [zona de classificação] da Libertadores hoje, mas na última rodada”, disse o atacante Rafael Sóbis.

Além dos lesionados Elivélton e Henrique, o Fluminense tem apenas um desfalque para a partida, o meia Wagner, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele será substituído por Cícero, que volta a ter uma oportunidade como titular após ser barrado por Cristóvão Borges.

Chapecoense pressionada

A Chapecoense chega ao duelo com o Fluminense pressionada pelo retorno à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro após a derrota para o Vitória por 1 a 0, no último domingo, em casa. O revés provocou a demissão do técnico Jorginho e a efetivação no cargo do interino Celso Rodrigues, que já havia comandado a equipe por 14 rodadas na competição.

“Eu gosto de desafio e me preparei para essa oportunidade. Estou assumindo mais uma missão e acredito na força do grupo que tenho nas mãos", disse o técnico Celso Rodrigues.

A Chapecoense chegou a viver um momento de certa tranquilidade no Campeonato Brasileiro, mas a paz foi embora com uma série de seis partidas sem vitórias que levou a equipe à 17ª posição. A equipe não vence desde o dia 12 de outubro, quando superou o Bahia por 1 a 0, na Fonte Nova.

FLUMINENSE x CHAPECOENSE

Data: 20/11/2014 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Jean, Guilherme Mattis, Marlon e Chiquinho; Valencia, Edson, Cícero e Conca; Rafael Sóbis e Fred
Técnico: Cristóvão Borges

CHAPECOENSE
Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Douglas Grolli e Jussandro; Bruno Silva, Ricardo Conceição, Diones e Camilo; Tiago Luis e Leandro
Técnico: Celso Rodrigues