Topo

Vale encaminhar título ou consolidar G-4. Grêmio e Cruzeiro fazem decisão

Grêmio e Cruzeiro fazem jogo decisivo na Arena, em Porto Alegre, nesta quinta - Gualter Naves/Light Press
Grêmio e Cruzeiro fazem jogo decisivo na Arena, em Porto Alegre, nesta quinta Imagem: Gualter Naves/Light Press

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/11/2014 06h00

Não será o jogo do título, mas pode ser muito perto disso. O Cruzeiro visita o Grêmio nesta quinta-feira (20), às 21h50 (horário de Brasília) pela 35ª rodada do Brasileirão, com o objetivo de se tornar virtual campeão brasileiro. Mas não será fácil. Em casa, o time gaúcho que não sabe o que é derrota há um mês também tem objetivos. A conquista dos três pontos consolida posição no G-4, aproximando vaga na Libertadores de 2015. Situações que tornam a partida decisiva para ambos. 

Se vencer, o Cruzeiro abre sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, São Paulo. Como faltarão três rodadas para o fim do Brasileiro, até com uma derrota no jogo seguinte, diante do Goiás, os mineiros podem ser campeões. E assim focarem totalmente a decisão da Copa do Brasil, em que perderam o duelo de ida para o Atlético-MG. 
 
O técnico Marcelo Oliveira treinou uma equipe cheia de novidades para pegar o Grêmio. Ceará, Samudio, Willian Farias, Nilton, Marquinhos e Júlio Baptista, todos apareceram no time. 
 
O volante Lucas Silva e o atacante Willian foram poupados e não enfrentam o Grêmio. Marcelo Moreno é outra ausência na partida de quinta-feira. O atacante, que está emprestado pelo clube gaúcho, não pode atuar por força de contrato e será substituído por Júlio Baptista.
 
"Sabemos das forças deles. Temos que saber o momento certo de atacar, mas tem que marcar com mais força para explorar os contra-ataques", disse o volante Nilton. 
 
Já o Grêmio não contará com o volante Fellipe Bastos, suspenso. O time trabalhou rápido nos bastidores para contar com Riveros. Pediu para a comissão técnica da seleção paraguaia que o marcador não atuasse toda partida amistosa diante do Peru, na terça-feira, e foi atendido. De volta, ele deve começar como titular no meio-campo. Matheus Biteco e Alán Ruiz são outras opções. 
 
"Não tem como entrar relaxado. É um jogo em que é necessário estar ligados durante os 90 minutos. O Cruzeiro é um time perigoso sempre. Estamos bem cientes disso. Não encontraremos facilidades, mas nossa equipe é forte e já mostramos isso até mesmo contra eles, no primeiro turno", disse o goleiro Marcelo Grohe. 
 
Se vencer, o Grêmio avança para a terceira posição, ultrapassa o Internacional e consolida posto no G-4. Por isso, espera casa cheia para pressionar o rival nesta quinta-feira, na Arena. "Contamos muito com a força da torcida", declarou o lateral esquerdo Zé Roberto. 
 
GRÊMIO X CRUZEIRO
 
Data: 20/11/2014 (quinta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Vinícius Furlam (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse (ambos de São Paulo)
 
Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Riveros e Walace; Dudu, Luan e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
Cruzeiro
Fábio; Ceará, Léo, Bruno Rodrigo e Samudio; Willian Farias, Nilton, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marquinhos e Júlio Baptista.
Técnico: Marcelo Oliveira