Topo

Palmeiras busca caminho sem Valdivia, mas tem reservas em crise técnica

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 06h01

Em meio à dúvida da presença de Valdivia ou não para a partida deste domingo (23) contra o Coritiba, o torcedor palmeirense se desespera com a falta de opções no elenco. Para piorar a situação, dois dos candidatos a reserva do chileno vivem crise técnica e nem para o banco são relacionados.

Dorival Júnior abriu mão de colocar Bruno César e Bernardo entre os convocados. Mazinho, Felipe Menezes e até Mendieta têm mais espaço. É com eles que o comandante tenta encontrar o "caminho para jogar sem Valdivia", como falou na última quarta após a derrota por 2 a 0 para o Sport.

Bruno veio do mundo árabe, não entrou em forma e passou a ser questionado pela torcida, especialmente pela novela na qual se envolveu para acertar com a equipe Palestra Itália. A última vez em que ele foi relacionado foi no dia 31 de outubro para enfrentar o Bahia.

Já Bernardo foi relacionado uma vez depois disso, para enfrentar o Atlético-MG. Depois, ficou fora também da relação para os jogos contra São Paulo e Sport.

Até por isso, os dois já estão na lista dos que não renovarão o vínculo após dezembro deste ano e não farão parte da espinha dorsal para 2015, como disse Paulo Nobre. Eles não convenceram a diretoria. No caso de Bruno César, ao menos a diretoria poupou dinheiro com o contrato de produtividade.

Já Mendieta esteve fora das relações desde a 31ª rodada. Agora, na 35ª, reapareceu na lista de Dorival Júnior, mas não ganhou chance para entrar. O paraguaio chegou a pedido de Gilson Kleina e teve poucas atuações boas. Curiosamente, em uma de suas melhores partidas ele jogou mais recuado, quase que como um volante.

Os preferidos de Dorival têm sido Mazinho, que esboçou voltar à boa fase, mas teve uma lesão na clavícula que o prejudicou, e Felipe Menezes, que sempre vai bem no treino, mas não repete o bom desempenho em campo.

Neste domingo, além de não ter certeza que poderá contar com Valdivia, Dorival precisa lidar com o desfalque de Marcelo Oliveira, que tomou o terceiro amarelo, e a provável ausência de Fernando Tobio, que teve dores na coxa na última quarta-feira.

Com 39 pontos, o Palmeiras está um à frente do Coritiba, rival do próximo domingo. Não à toa, os jogadores da equipe paranaense já convocaram sua torcida para encher o Couto Pereira.