Topo

Flu repete derrota traumática para América-RN e tenta evitar nova derrapada

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/11/2014 06h00

A derrota por 4 a 1 para a Chapecoense na noite da última quinta-feira doeu no Fluminense. A goleada repetiu o traumático 5 a 2 para o América-RN, em agosto, quando também vinha de uma sequência de bons resultados. O Tricolor terá como missão, portanto, impedir que o tropeço na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro cause efeito parecido com o da eliminação da Copa do Brasil.

Assim como na derrota para o América-RN, o Fluminense era franco favorito e jogava em casa, no Maracanã. O Tricolor também repetiu os quatro gols sofridos apenas no segundo tempo. Curiosamente, essas foram as únicas partidas em que o time das Laranjeiras sofreu mais de três gols em jogos oficiais em 2014.

O efeito da goleada de agosto nas Laranjeiras foi avassalador, com direito a uma crise que resultou em um protesto violento após uma derrota para a Chapecoense em Santa Catarina no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Tricolor somou apenas uma vitória nos seis jogos seguintes, derrapada  fundamental para que o time se afastasse do grupo dos quatro primeiros da competição.

Curiosamente, as goleadas aconteceram nos dois melhores momentos do Fluminense na temporada. Antes da derrota para o América-RN, o Tricolor havia vencido quatro dos últimos cinco jogos. O tropeço de quinta-feira, por sua vez, aconteceu após uma sequência de seis jogos com cinco vitórias que recolocou o time das Laranjeiras na briga pelo G4.

O técnico Cristóvão Borges evitou comparar as duas derrotas, mas o tom da entrevista coletiva concedida após o jogo com a Chapecoense deu sinais de que os próximos dias serão de ressaca no antes tranquilo e animado ambiente tricolor.

“É difícil comparar. São situações tristes. Não dá para imaginar ou prever que isso vai acontecer. É triste da mesma forma”, lamentou o treinador.

Cristóvão também revelou o abatimento no vestiário tricolor após a goleada sofrida em pleno Maracanã. O Fluminense, no entanto, precisa reagir para chegar ao G4, já que está a quatro pontos do quarto colocado, o Atlético-MG, e restam apenas três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro.

“Neste momento, não se pode falar muito. Mas conversei com todos. Está todo mundo abatido, muito triste. Todos nós sabemos que ficamos longe do potencial da equipe. A conversa é rápida após o jogo, mas depois se fala mais. É hora de refletir”, comentou Cristóvão.

O Fluminense se reapresenta nas Laranjeiras na tarde desta sexta-feira para o único treino no Rio de Janeiro antes da viagem para Recife, onde encara o Sport no domingo pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.